Falta de médicos preocupa Juntos Pela Mudança

O vereador Nuno Nogueira lembrou que "o quadro prevê oito médicos de família. Atualmente, existem cinco médicos de família a prestar serviço"

Os vereadores do Juntos Pela Mudança (JPM) estão preocupados com a escassez de médicos de família no concelho do Cartaxo, nomeadamente na Unidade de Saúde Familiar Cartaxo – Terra Viva.

Segundo disse o vereador Nuno Nogueira na reunião de Câmara de segunda-feira, 18 de dezembro, “o quadro prevê, neste momento, oito médicos de família. Atualmente, existem cinco médicos de família a prestar serviço, sendo que existe um que está de baixa”, lembrando que “temos cerca de 4.300 pessoas sem  médico de família”, e quis saber que medidas estão a ser tomadas pelo executivo para contrariar esta situação.

O presidente do Município, Pedro Ribeiro, garantiu que a situação está a ser acompanhada “com bastante proximidade”. Segundo referiu, em reunião com a diretora do ACES da Lezíria do Tejo, “foi-nos dada a expectativa de que as vagas serão preenchidas em breve, mas não nos deu limite temporal”.

Apesar de este ser um problema que atravessa vários municípios da região, “o Cartaxo, ainda assim – e isto acho que é um mau sinal para o sistema -, é dos concelhos com maior e melhor cobertura de médico de família por habitante, mas enquanto houver um sem médico de família não podemos estar satisfeitos”, declarou.

Pode gostar também