Feira de todos os Santos de volta ao Cartaxo

Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das mais antigas feiras tradicionais do país, que este ano decorre, a par da Expocartaxo, de 31 de outubro a 3 de novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira.

As tradições ribatejanas vão voltar a andar de mãos dadas com a mostra empresarial que ocupará a área interior do Pavilhão Municipal de Exposições – este ano com decoração renovada para acolher empresários e visitantes num espaço que o Município quer ainda mais acolhedor.

Com inauguração prevista para as 18h do dia 31 de outubro, quinta-feira e véspera de feriado, a Feira vai abrir a animação noturna com uma enorme Festa de Halloween. Convide a família e os amigos, vá já preparando um fato assustadoramente elegante – vá de cartola negra e smoking de esqueleto branquinho, vá de cara pintada a caveira de cores garridas para combinar com um penteado repleto de flores exageradamente grandes ou véus negros de bruxa misteriosa, vá com os amigos do castelo assombrado feitos monstros maravilhosas de fatos de lantejoulas, vá com as crianças – aboborinhas queridas aí de casa –, vá como for, mas vá divertir-se muito porque a noite de Halloween é para os destemidos de todas as idades.

Nos dias seguintes, vai haver tempo para prestar Tributo aos Xutos e Pontapés, fazer a Festa com os DJ convidados, aplaudir o Grupo de Música Popular Chãs de Ourique e o Grupo de Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo, ou fazer silêncio para ouvir o Fado de Hugo Faustino.

Tradições e a identidade ribatejana do concelho à mesa
Os produtos típicos da gastronomia regional que, na área de tasquinhas ou nas bancas de venda, vão estar disponíveis, continuam a ser o mote para a área de cozinha ao vivo, onde os visitantes os podem degustar e aprender a confecionar.

Os vinhos nascidos nas terras férteis e únicas, as carnes temperadas com segredos ancestrais, os legumes simples das hortas que ganham protagonismo nos púcaros de barro, o pão que sai a fumegar dos fornos de lenha, os doces de comer à colher, os bolos que se guardam para saborear nas primeiras noites frias de novembro, vão chegar à Feira de Todos os Santos. São trazidos por quem, em cada uma das freguesias do concelho, sabe os segredos certos na hora de misturar ingredientes, por cozinheiros e cozinheiras que vão ocupar o espaço de cozinha ao vivo para o transformar em sala de visita às melhores tradições gastronómicas do concelho.

Mais artigos
1 De 352

Já no palco do Pavilhão Municipal de Exposições serão outras as tradições a ganhar protagonismo – as tradições do folclore e da etnografia do Ribatejo. O 1º de Novembro, dia feriado e de enorme significado para as gentes do concelho, vai ser marcado pelo Festival Fandangos Ribatejanos que trará à Feira de Todos os Santos a candidatura que o Cartaxo lidera – a candidatura do Fandango a Património Imaterial da Humanidade. Todos os ranchos folclóricos do concelho estarão presentes para, lado a lado e com convidados especiais, mostrarem a diversidade, a emoção e a força da dança que marcava a vida nos campos do Ribatejo.

A Feira de Todos os Santos convida assim ao convívio, à festa e à partilha. Das luzes dos carrosséis ao cheirinho das farturas, da alegria dos brinquedos nas mãos das crianças à música dos DJ a encerrar as noites, da gastronomia regional aos frutos secos alinhados nas bancas, do pão com chouriço quentinho às castanhas assadas, dos espetáculos no palco às largadas de touros, tudo convida a ir à Feira de Todos os Santos. De 31 de outubro a 3 de novembro é mesmo verdade que “Todos os Santos vão ao Cartaxo” – venha também!

Pode gostar também
Comentários
Loading...