Festas da Cidade estão de volta e a expetativa é grande

As Festas da Cidade estão de volta este mês, de 23 a 26 de junho, e prometem muita animação, com algumas alterações, mas “mantendo a sua génese”. E as expetativas estão em alta

Depois de dois anos sem festas da cidade e sem tantos outros festejos, com a pandemia a fechar as pessoas em casa e a limitar-lhes os encontros familiares e sociais, este ano as festas estão de volta ao concelho e as Festa da Cidade, em honra de São João Baptista, o padroeiro da cidade, não são exceção. A organização está, uma vez mais, a cargo da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, que este ano aposta em “garantir que temos uma festa que agrada às pessoas” e, ao mesmo temo, “garantir alguma sustentabilidade na vertente económico-financeira”.

Mantendo a tradição e “a sua génese”, este ano haverá diferenças, revela ao Jornal de Cá o presidente da Junta João Pedro Oliveira. “Queremos acrescentar aqui outros condimentos que possam também melhorar aquilo que é o funcionamento e a dinâmica dos espetáculos e, portanto, vamos fazer algumas alterações no recinto, vamos também tentar colocar mais uma valência para que a festa possa prolongar-se durante mais algum tempo, com atividades diversas para diferentes públicos-alvo”.

Da música, às tendas dos feirantes, passando pelos comes e bebes e pelas diferentes atividades propostas para estes quatro dias, não faltará o tradicional fogo de artifício, na última noite, a encerrar as festas, cuja inauguração estará a cargo da Banda Filarmónica de Vale da Pinta.

As largadas de touros e garraiadas continuam a ter um peso importante nas Festas da Cidade, acontecendo todas as noites, assim como a corrida de touros à portuguesa ou o festival de folclore, marcados para sábado. Haverá também noite de fados, logo na quinta-feira, concertos de música na sexta, com Tiago Silva (finalista do The Voice).

Para “os mais nostálgicos”, haverá duas sessões de música, pela noite dentro, com DJ. Esta é uma das novidades deste ano das festas da cidade, com o pavilhão do Ateneu Artístico Cartaxense, com música dos anos 80 e 90 a reviver, na sexta-feira, a Lipp’s e, no sábado, a Horta da Fonte, “procurando recordar a imagem de marca mais recente do Cartaxo Las Vegas do Ribatejo e tentando recuperar esse ambiente, que agradará a muita gente que passou por essas casas e tem excelentes memórias desses tempos”, sublinha João Pedro Oliveira.

Ler
1 De 642

Mas a animação musical não se esgota por aqui, com os Tintus Brass Band a animar as ruas e também “os comerciantes serão convidados a ter os estabelecimentos abertos até mais tarde, para que, realmente, as festas da cidade sejam as festas da cidade e toda a cidade esteja envolvida e empenhada no sucesso deste evento”, sublinha o presidente da Junta. João Pedro Oliveira espera que tudo “corra com sucesso, com a boa disposição e a participação dos cartaxeiros”, para que as festas da cidade “ganhem uma projeção maior, inclusive para fora do nosso concelho”.

De referir que, sendo o dia do padroeiro da cidade a 24 de junho, haverá procissão em Honra de São João Baptista, a sair da Igreja pelas 20h, com celebração de missa às 19h. O percurso será pela Rua Serpa Pinto, Rua Luís de Camões, subindo, depois, pelo mercado municipal até aos CTT e descendo a Rua Serpa Pinto, de volta à Igreja.

Pode gostar também