Fortaleça a sua imunidade contra vírus e doenças

Imunidade é o nome que se dá à capacidade do organismo de se defender de invasores, como vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças e quando está em baixo ficamos muito mais vulneráveis a pequenas e grandes infeções, assim como a agentes virais.

Daí a grande importância de uma boa alimentação diária, incluindo alimentos ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que ajudam a manter o sistema imunológico em alta.

Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas, como o morango e a laranja, os legumes, como o tomate, as sementes e os peixe, por serem ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imunológico. Para além disso, estes alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas como cancro, além de ajudar a combater infeções e reduzir inflamações.

Seguindo a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, as defesas do organismo são garantidas: consumir, por dia, três porções de fruta e duas de vegetais.

Laranja, kiwi, tomate, pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Depois temos os vegetais verdes escuros, como brócolos, couve e espinafre, ricos em ácido fólico – nutriente, também presente no feijão, cogumelos e na carne de fígado, que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Também os alimentos ricos em zinco, como carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas, são considerados bons para aumentar a resistência do organismo. Tal como estes também as oleaginosas – nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho) – são ricas também em vitamina E, sendo benéficas no combate à diminuição da atividade imunológica, nomeadamente, nos mais idosos. As oleaginosas são ainda ricas em ómega 3, tal como algumas sementes (linhaça, chia) e óleos (óleo de linhaça) e óleos de peixe, assim como peixes gordos (sardinha, cavala, sarda, atum, arenque, salmão).

Mais artigos
1 De 2

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos, contribuem para aumentar a imunidade. Também o alho, por ser rico em vitamina A, C e E, pode ser um forte aliado para reforçar o sistema imunológico. Por sua vez, a cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, sendo um ótimo remédio para afastar gripes, constipações e infeções em geral.

Por último, lembramos que o gérmen de trigo é muito rico em vitaminas A, E e K, que possuem um excelente poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade, além de ajudar a regular o sistema digestivo. Este super alimento pode ser consumido em molhos, iogurtes, frutas e outros alimentos como complemento alimentar.

Estes são alguns dos alimentos que deve incluir na sua rotina diária, de modo a manter o seu sistema imunitário mais fortalecido e pronto a responder a ameaças como a que vivemos por estes dias. Também de referir que, caso necessite, pode encontrar suplementos alimentares de reforço do sistema imunológico em farmácias. Por isso, alimente-se bem, mantenha-se em forma e com saúde.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.