Fruto do amor e da fertilidade

 

Frequente nesta época, a romã é uma boa escolha para fazer uma sobremesa especial e saudável. Rico em substâncias protectoras do organismo, este fruto é ainda um óptimo elemento em saladas, dando-lhes um toque bem sofisticado.

Desde a antiguidade associada ao amor e à fecundidade, a romã desperta, desde logo, a curiosidade. A pequena coroa, numa das suas extremidades, é só o começo de mais uma agradável experiência. A princípio parece sempre complicado, ou pelo menos pouco agradável, descascar a romã para poder, finalmente, degustar tais bagos vermelhos, carnudos e suculentos.

Na verdade, quando aberta com cuidado, facilmente se pode apreciar a romã e beneficiar da sua riqueza em vitamina C, potássio e ácido fólico. Este fruto típico do inverno, com alto teor de água, fornece o mais completo e saudável sumo de fruta, com um elevado poder antioxidante, que ajuda a proteger o organismo dos radicais livres e a prevenir doenças cardiovasculares e oncológicas. Recentemente, cientistas descobriram na romã substâncias com efeitos anti-inflamatórios.

Felizmente, este fruto tão benéfico para a saúde, tem inúmeras aplicações culinárias. Liga tão bem como acompanhamento ou recheio de carnes assadas, como em saladas. A romã é ainda óptima em sobremesas e licores.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.