Golpes de calor podem matar o seu fiel amigo

Os golpes de calor estão entre as causas de morte mais comuns nos animais de estimação durante o verão. Nestes dias de calor extremo, os animais devem dispor de um local fresco para descansar e de água limpa e fresca para beber.

Um golpe de calor leva ao aumento da temperatura corporal do animal acima do normal e, em casos extremos, pode levar à sua morte. Respiração ofegante, salivação excessiva, pele muito quente, batimento cardíaco acelerado, falta de reação, vómitos, diarreia, descoordenação e tremores são alguns dos sintomas a indicar que o animal pode estar a sofrer de insolação (estado patológico proveniente da ação dos raios solares quando recebidos diretamente por período excessivo) ou hipertermia (elevação da temperatura de um organismo acima do normal). Nestes casos, o animal deve ser encaminhado com urgência para o veterinário.

As situações de golpe de calor em animais de estimação, nomeadamente cães, tanto acontecem àqueles que se encontram acorrentados em locais expostos ao calor e com pouca sombra, mas também àqueles cujos donos os deixam nos carros numa ida ao supermercado, por exemplo.

Neste último caso, basta que a temperatura esteja acima dos 20º no exterior para que o interior do carro, exposto ao sol, rapidamente chegue a atingir os 30º. Evite deixar animais dentro do carro em dias de calor, as consequências desse ato podem ser fatais para o seu fiel amigo.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.