É já no próximo dia 2 de abril que a “Grande Caravana pela Justiça Climática” inicia a sua longa caminhada pelo país e fará uma paragem no concelho do Cartaxo nos dias 15 e 16 de abril.
Partindo de Leirosa (Figueira da Foz) chegará a Lisboa, ao Parque das Nações, na tarde do dia 16 de Abril, após ter percorrido cerca de 400 quilómetros, a pé ou, nalguns pequenos percursos, de comboio. A “Caravana” passa por Montemor-o-Velho, Coimbra, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova, Vila Velha do Ródão, Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Vale de Santarém, Cartaxo e Alhandra e muitas outras localidades onde dialogará com as populações para conhecer, no local, os impactos reais das alterações climáticas, aprendendo e transmitindo informação.
De acordo com o movimento EcoCartaxo, que informa sobre esta iniciativa, “só mediante esta permuta se poderá construir um vasto movimento que decisivamente contribua para travar o colapso climático e que participe na criação e adoção de novas soluções cimentadas na solidariedade, no conhecimento, na justiça e que nos garanta a sobrevivência enquanto espécie. Não nos podemos esquecer que somos nós os responsáveis pela crise ecológica atual, designação que comporta a convergência de todas as outras crises. Pretende, ainda, a “Caravana”, ao longo do seu percurso, apontar alguns dos principais emissores de gases com efeito de estufa, assim como outros projetos e infra-estruturas destrutivos”.
Lembra o movimento EcoCartaxo que “temos de ter consciência que o momento é duma gravidade extrema. Avolumam-se as notícias constantes de “secas, cheias, tempestades fora de época, subida do nível médio dos oceanos, sua acidificação e alteração das complexas correntes marítimas, incêndios florestais, libertação de metano pelo degelo das regiões árticas, perda irreversível da biodiversidade e degradação do ar, dos solos e das massas de água” (Manifesto da “Caravana”). Temos de inverter este ciclo de desgraça. Pede-se a todos, muito em particular aos jovens, que atuem, que reajam veementemente”.
Informa ainda a EcoCartaxo – Movimento Alternativo e Ecologista que a “Caravana” permanecerá no concelho do Cartaxo nos dias 15 e 16 de abril. Chegará na tarde do dia 15, depois de ter feito o percurso, a pé, do Vale de Santarém até à Quinta das Pratas, onde cerca das 17 horas acontecerá uma sessão-debate – “chamamos-lhe ciranda” – subordinada ao tema: “Agronegócio versus Agroecologia: impactos das diferentes agriculturas”, aberta a todos os interessados que desejaríamos fossem muitos. Durante a marcha, já na freguesia de Valada, cerca das 14 horas uma abordagem-debate sobre o autodenominado “Projeto Tejo”. No dia 16, de manhã, a “Caravana” dirigir-se-á a Santana, donde seguirá de comboio até Vila Franca de Xira. Salienta-se que quer a instalação na Quinta das Pratas, como o jantar do dia 15, são proporcionados pela Câmara Municipal do Cartaxo, “a quem a Organização muito agradece”.
A “Grande Caravana pela Justiça Climática” culmina com uma manifestação em Lisboa, no Parque das Nações, com início pelas 15 horas do dia 16, no “Jardim dos heróis do mar”. Quem quiser ainda pode integrar a “Grande Caravana” em qualquer troço do percurso, bastando para tal inscrever-se no site www.caravanaclima.pt, incluindo na nossa zona geográfica. No site indicado poder-se-á, também, ter acesso a toda a informação sobre este acontecimento que, talvez, se torne histórico.