Quantas de nós não ouvimos já a célebre frase “está bom, mas o da minha mãe é melhor”? Ou “dói-me a cabeça. Quando estava assim, a minha mãe mandava-me logo para a cama”, ou ainda “não sabes tirar nódoas de vinho tinto? Vou ligar à minha mãe”… Desesperante, não é? Mas é verdade: muitos homens buscam em nós, companheiras, a fiel reprodução da mãe.
Os psicólogos explicam este facto de uma maneira simples (e lógica, dizemos nós): a pessoa que lhe dá colo mal abre os olhos para a vida é a mãe. É do corpo dela que emana o calor e, à medida que se cresce, a imagem materna vai-se tornando cada vez mais sólida na vida do ser humano. A mãe é insubstituível, até para nós, mulheres!
Por isso, muitos são os homens que não dão um passo sem pedir a opinião à mãe. É comum que sigam os instintos maternais para reger a sua vida profissional e até amorosa. Estes homens, para além de ligarem à mãe para tudo, não se cansam de lhe apresentar namoradas para que ela as avalie.
E são estes “meninos da mamã” que parecem ter mais tendência a procurar na sua cara metade características da mãe. Só numa cópia o mais fiel possível da sua mãe este homem vai encontrar toda a paz e conforto da vida.
Não comece já a fugir ou a puxar os cabelos. Nem todos os homens procuram nas companheiras uma cópia da mãe.
Ainda assim, asseguramos-lhe que não se vai escapar a uma ou outra crítica feita por ele, exibindo as qualidades maternas.