A localidade de Casais Lagartos, na freguesia de Pontével, vai receber um investimento a rondar os três milhões de euros.
Trata-se de uma residência para idosos, que se propõe criar 70 postos de trabalho diretos, num investimento a três anos.
O projeto foi apresentado na terça-feira, 12 de março, na reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) aos parceiros.
Este projeto contempla quatro valências: cuidados continuados com 30 camas, cuidados paliativos também com 30 camas, estrutura residencial para idosos (ERPI) e residências assistidas, sendo que as duas últimas serão totalmente privadas e as outras contarão com acordos com a Segurança Social.
Um projeto que surgiu de “um diagnóstico”, explicou Mafalda Silva, futura diretora técnica da estrutura. “Nós sabemos que a população está envelhecida e as respostas sociais são necessárias. No concelho do Cartaxo, e não só, uma das resposta que falta para a população idosa diz respeito a lar de idosos, rede dos cuidados continuados, dos cuidados paliativos”, salientou, lembrando que “o concelho do Cartaxo está muito próximo de Lisboa e acho que é de aproveitar”.
Este é o projeto inicial, que está, no entanto, aberto a alterações, consoante as necessidades apresentadas. Uma unidade de convalescença foi uma das necessidades apontadas pela representante da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados.
“Estamos numa fase inicial. De facto, é importante percebermos as necessidades que são prioritárias, e depois organizar o trabalho nesse sentido”, disse Mafalda Silva.