A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou a declaração de interesse público municipal do projeto de agro turismo já em curso em Vale d’Algares, Vila Chã de Ourique, que prevê a criação de centenas de postos de trabalho.
Trata-se de um projeto de agro turismo, cujo investimento ronda “largas dezenas de milhões de euros e que pretende empregar à volta de 300 pessoas”, começa por informar o vice-presidente da Câmara Municipal, na apresentação do ponto para a deliberação da declaração de interesse público municipal deste projeto.
O autarca considera que este é um “projeto estruturante para o nosso território”, na área do vinho e do alojamento, com capacidade para cem pessoas, “que vai reabilitar aquela zona do Vale d’Algares, que é uma quinta com 96 hectares que esteve, durante alguns anos, por valorizar, por força da insolvência da empresa que era detentora daquele espaço”.
O investimento é de uma empresa australiana que quer investir na área do enoturismo e havendo aqui algumas condicionantes ao nível da RAN (Reserva Agrícola Nacional) e da REN (Reserva Ecológica Nacional), explica o vice-presidente, com uma declaração de interesse público municipal poderá “haver uma forma legal de conseguir alguns argumentos abonatórios para a construção, em áreas de RAN e de REN”, argumenta o vice-presidente, considerando esta “uma janela de oportunidade” para resolver esta questão e para trazer emprego e investimento.
Para a oposição, este “é um projeto ao qual temos que dar todo o apoio e disponibilizar todos os nossos recursos, porque não é todos os dias que surge uma pessoa com esta capacidade de investimento”. Assim sendo, a declaração de interesse público municipal do projeto de agro turismo em Vila Chã de Ourique foi aprovada por unanimidade e passa agora à Assembleia Municipal para deliberação.