O mês de julho revelou-se uma dor de cabeça para uma boa franja da população do concelho com a notícia de que o Jardim de Infância do Cartaxo, em dificuldades financeiras, despedia dez funcionárias. Isto implica uma reestruturação repentina dos serviços da Instituição que abalou toda a comunidade. O Jornal de Cá tem vindo a acompanhar o caso, desde o momento em que os encarregados de educação tiveram conhecimento da situação, e dá-lhe conta de tudo, depois de contactar vários pais, assim como o presidente da Instituição, Dário Nogueira.
Em entrevista, temos José Barreto, atual dirigente do Partido Comunista Português no concelho do Cartaxo. Um comunista convicto, nascido em Ponte de Sor, que veio para o concelho ainda jovem e por cá ficou, onde se fez militante do PCP, já no final dos anos 90. Fala-nos, essencialmente, da perda do vereador na Câmara Municipal, que assume como falha da concelhia que dirige, mas não deixa de apontar o dedo ao Partido Socialista pela situação do Cartaxo. Por questões de espaço, não conseguimos dar aqui informação sobre a Festa do Avante, que se realiza em setembro na Amora/ Seixal, e para a qual o PCP Cartaxo organiza uma excursão, mas damos-lhe conta disso mesmo na Internet, em www.jornaldeca.pt.
Por falar em festa, aproximam-se as festividades de Valada e de Vale da Pinta. Nesta edição, falámos com os responsáveis Rogério Mendonça e Délio Pereira, respetivamente, para lhe dar todos os pormenores sobre estes festejos anuais.
Em setembro, Valada recebe mais uma edição do Reverence Festival, já uma referência a nível nacional e internacional. Quisemos saber tudo sobre este evento e entrevistámos, Nick Allport, o responsável por esta iniciativa que, de há três anos para cá, traz a Valada milhares de forasteiros e que envolve dezenas de locais.
De sublinhar a carta que recebemos de um leitor indignado com o mau estado da cidade. Decidimos pegar nas queixas deste leitor que são, no fundo, as queixas que ouvimos diariamente de muitos outros cidadãos e questionámos o presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, sobre as mesmas.