Joana Alves Dias vai estar no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 16 de fevereiro, sexta-feira, para falar sobre o papel da alimentação nas nossas vidas. Duas sessões temáticas para abordar o tema Nutrição é o que propõe a nutricionista e investigadora, natural do Cartaxo.
A primeira sessão tem hora marcada para as 10h30 e é dedicada aos fatores de risco mais significativos no risco de cancro da mama após a menopausa, tema que a nutricionista investiga na Lund University e foi o tema central da sua tese de doutoramento.
Os mitos que tomamos por verdades e as verdades que desconhecemos sobre alimentação, são o destaque da segunda sessão, que tem início às 18h30.
Ambas as sessões são públicas e de entrada livre, sem necessidade de qualquer inscrição prévia. Fique a conhecer o trabalho de investigação de Joana Alves Dias e o modo como este pode influenciar o seu dia a dia – contribuindo para criar hábitos de alimentação que acrescentem saúde ao prazer de comer.
Nota biográfica
Desde cedo que a nutricionista Joana A. Dias se interessou pela ciência, e a vontade de fazer a diferença levou-a para os caminhos da prevenção na área da saúde pública, nomeadamente pelo interesse desenvolvido em ciências da nutrição. O posterior interesse em produzir ciência e desenvolver um conhecimento mais aprofundado do tema, deu naturalmente origem ao seu percurso académico até ao nível do doutoramento. A vontade de explorar novos horizontes (característica comum dos investigadores) foi também um fator catalisador para experimentar a realidade de novos países.
A sua tese de doutoramento foi subordinada ao tema “Alimentação e cancro da mama pós-menopausa – com um foco no papel da inflamação sistémica”. Outros temas de interesse para a sua investigação são: o papel da alimentação no risco de cancro, doenças cardiovasculares, e mortalidade total; padrões alimentares e relação com biomarcadores de processos de doença; obesidade, alterações ponderais, peso e outros fatores de risco.
Programa
10h30 – O Papel da Alimentação no Risco de Cancro da Mama após a Menopausa
Os fatores de risco mais significativos no risco de cancro da mama após a menopausa são os fatores hormonais relacionados com o ciclo menstrual. Contudo, é sabido que a alimentação ao longo da vida tem um papel preponderante no risco de diferentes tipos de cancro, incluindo o do cancro da mama.
Nesta sessão pretende-se dar a conhecer os fatores associados com o risco de cancro da mama, com especial ênfase nos fatores nutricionais, baseado não apenas numa revisão da literatura, mas também em alguns artigos científicos da autoria da investigadora.
18h30 – Alimentação: Mitos e meias Verdades
Como distinguir a realidade da ficção? Que ferramentas posso usar para distinguir o “trigo do joio”? Porque é que os conselhos nutricionais vão mudando ao longo dos tempos? Qual a dieta que funciona? Devo evitar que os meus filhos bebam leite e consumam glúten? Que alimentos fazem realmente mal, e quais previnem doenças?
Estas, entre muitas outras perguntas, são comuns na população. Nesta sessão pretende-se dar a conhecer algumas ferramentas úteis para comunidade em geral se tornar mais apta a distinguir verdadeira ciência de opiniões. Desta forma, pretende-se que a comunidade se torne mais recetiva à evolução do conhecimento na ciência, e mais cética às premissas propagadas por quem não é um profissional na área da saúde.