LabMóvel percorre as freguesias ao encontro de alunos e professores

De 23 de maio a 9 de junho, o LabMóvel vai circular pelo concelho do Cartaxo para receber docentes, crianças e jovens dos dois agrupamentos de escolas. E no final de junho estará de volta.

Em maio, o percurso do LabMóvel – Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática terá início, no dia 23, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, para preparação e implementação das atividades.

No dia 24 de maio, o LabMóvel, que integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, segue para a Lapa, onde receberá os alunos da Escola Básica da Ereira e da Escola Básica da Lapa, assim como, as crianças do Jardim de Infância da Lapa.

No dia seguinte vai estar em Vale da Pinta, para que os alunos da Escola Básica e as crianças do Jardim de Infância desta localidade participem nas atividades.

Dia 27 de maio será o Vale da Pedra a receber o Laboratório móvel, com atividades para os alunos da Escola Básica e crianças do Jardim de Infância.

Nos dias 30 e 31 de maio estará na Escola Básica 2, 3 D. Sancho I de Pontével, para todas as crianças e alunos do Ensino Pré-escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico.

Ler
1 De 669

De 1 a 9 de junho serão as crianças do Ensino Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo a fazer do LabMóvel sala de aula, ficando no Quartel de Bombeiros Municipais do Cartaxo, de onde seguirá para Vila Chã de Ourique, com atividades para as crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância.  

No final de junho, de 27 a 30, o LabMóvel volta ao Cartaxo, no âmbito do Summer Roadshow, ficando “estacionado” na Praça 15 de Dezembro, com um conjunto de atividades inovadoras destinadas a toda a comunidade, com foco em atividades intergeracionais.

O LabMóvel
O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), no Eixo de Educação pela Inovação.

Trata-se de um autocarro transformado que tem, como público alvo, crianças e jovens do pré-escolar até ao ensino secundário, assim como, os seus familiares e que disponibiliza um conjunto de tecnologia importante para a educação, na sua vertente lúdica e pedagógica.

Neste laboratório de aprendizagem, os alunos encontram diversas áreas de trabalho, como a área das ciências, da robótica ou da fabricação digital, com impressoras 3D, drones, mecânica e realidade aumentada.

Através da experimentação, pretende-se estimular a inovação e a criatividade, incentivando a aprendizagem e o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo.

As atividades e experiências inovadoras aqui desenvolvidas são planificadas e dinamizadas pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Município do Cartaxo (EMIC), em conjunto com a equipa do LabMóvel, constituída por docentes dos agrupamentos de escolas.

Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo
O PIICIE LT visa a promoção do sucesso escolar através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, de contribuir para a igualdade de oportunidades, e de construir uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

Este plano é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu – Portugal 2020/Alentejo 2020.

Isuvol
Pode gostar também