Laranja no seu melhor


orange-695679_1280-300x200Com inúmeras propriedades benéficas ao organismo humano, a laranja é ainda um fruto muito versátil e de grande aproveitamento. Dela quase tudo se aproveita: da polpa à casca e da folha à flor são vários os preparados medicinais daí extraídos, para tratamentos e prevenção de maleitas que vão da habitual constipação ao temível cancro.

A laranja é uma fruta originária da Ásia, especialmente da China e do arquipélago malaio, e foram os portugueses que introduziram na Europa este fruto energético, pertence ao grupo dos citrinos, dentro do qual se encontra o limão, a lima, entre outros. Apesar de existirem diferentes variedades de laranja, a sua forma é habitualmente arredondada. Alguns tipos têm a casca lisa, e outras, mais porosa. No primeiro caso quanto mais fina for a casca mais suculenta é a fruta. Já na variedade de casca porosa, a existência de manchas acastanhadas revela que a fruta tem bastante sumo e é doce.

Rica em vitamina C, a laranja contém ainda quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro. É, por tudo isto, um fruto muito importante para a prevenção de infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrizações, entre outros benefícios que proporcionam o bem-estar físico e mental. Por ser um fruto muito rico em sais minerais e substâncias neutralizantes, favoráveis à eliminação do ácido úrico, é especialmente recomendada a diabéticos e pessoas que sofrem de gota.

Entre outras tantas funções, a refrescante laranja dá vitalidade às gengivas, ajuda o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater o stresse e as alergias e a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de cancro.
Há, contudo, que saber aproveitar todas as propriedades deste fruto. Por exemplo, o seu nutriente mais importante – a vitamina C – oxida e perde-se com muita facilidade, daí que se deva ter alguns cuidados para o evitar. Para começar, devem-se escolher as peças de fruta no ponto certo de maturação e, depois, consumi-las assim que são descascadas, pois a vitamina C começa a desaparecer quando a polpa entra em contacto com o ar. Para cortar a laranja devem usar-se facas de aço inoxidável, já que outros metais oxidam a vitamina C.

Esta é uma fruta versátil que pode ser consumida ao natural ou transformada em compotas, geleias, bebidas e licores. Pode ainda aproveitar–se a flor, que possui propriedades calmantes, e a folha, que tem propriedades excitantes. Ambas são encontradas em farmácias especializadas, já que da flor e da folha se podem extrair óleo s e essências usados na medicina caseira, também composta pela casca, cujas propriedades medicinais são indicadas como tónico e digestivo.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.