Livros ganham nova vida, este sábado, na Biblioteca do Cartaxo

“Cemitério dos Livros Esquecidos”, é uma iniciativa do Grupo Herêra e decorre no próximo sábado, dia 21, entre as 14h e as 18h, na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo.

O Grupo Herêra pretende transformar a Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, numa experiência única e mágica para crianças e adultos em que cada história contada nas páginas de um livro usado é uma conquista do imaginário.

E convida todos a conhecer este ‘Palácio Mágico’, inspirado na obra “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón, e a adotar um dos livros esquecidos. Com sorte este terá uma dedicatória, do antigo dono, para si.

“Ainda me recordo daquele amanhecer em que o meu pai me levou pela primeira vez a visitar o Cemitério dos Livros Esquecidos. 

(..) Uma penumbra azulada cobria tudo, insinuando apenas traços de uma escadaria de mármore e uma galeria de frescos povoados de figuras de anjos e criaturas fabulosas. Seguimos o guardião através daquele corredor palaciano e chegámos a uma enorme sala circular onde uma autêntica basílica de trevas jazia debaixo de uma cúpula estilhaçada por halos de luz que pendiam das alturas. Um labirinto de corredores e estantes repletas de livros subia da base à cúspide, uma colmeia urdida de túneis, escadarias, plataformas e pontes que deixavam adivinhar uma gigantesca biblioteca desenhada com uma geometria impossível. Olhei para o meu pai, boquiaberto. Ele sorriu-me, piscando-me o olho. 

– Daniel, bem-vindo ao Cemitério dos Livros Esquecidos.” 

Excerto de “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón.

 

Ler
1 De 24

No próximo sábado, passe pela Biblioteca, leve um livro de que goste muito, que quer proteger, e guarde-o no “Cemitério dos Livros Esquecidos”. Vai com certeza ser encontrado por um outro livro que o aguarda aqui há muito tempo e quer ir consigo para casa.

As verbas recolhidas no “Cemitério dos Livros Esquecidos”, revertem a favor das obras de requalificação da Igreja Matriz da Ereira.

Isuvol
Pode gostar também