É necessário sensibilizar para a Educação Ambiental e tomar consciência de que os recursos naturais são finitos. É necessário a mudança de atitudes no sentido de contribuir para uma melhoria global do ambiente.
Sabia que…
1– O lixo eletrónico (ou REEE) cresce três vezes mais que o lixo convencional.
2- Só nos 27 Estados, membros da União Europeia, o lixo eletrónico ascende a 9 milhões de toneladas por ano. Em todo o mundo, o total ultrapassa os 40 milhões. A Europa e os Estados Unidos são responsáveis pela metade dos resíduos gerados anualmente.
3- As previsões das Nações Unidas apontam para que, até 2050, o mundo produzirá 120 milhões de toneladas de lixo eletrónico por ano.
4- Os países em desenvolvimento, sobretudo Ásia ou África, são o destino de 80% do lixo eletrónico produzido nas nações ricas.
5- Através da reciclagem pode extrair-se prata, ouro, paládio (da família da platina), cobre, chumbo, estanho ou antimónio. Estes são alguns dos 17 metais nobres que podem ser recolhidos a partir de uma placa de circuitos presente em computadores e telemóveis.
6- O mais grave é o conteúdo do lixo eletrónico, que inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por isso, é essencial que esses resíduos recebam um tratamento adequado.
7- Se forem parar em locais inadequados, como aterros sanitários comuns, os resíduos podem contaminar o solo e a água dos lençóis freáticos, provocando danos importantes para o meio ambiente e a saúde pública.
8- Todos os anos são desperdiçados, através do lixo eletrónico, cerca de 320 toneladas de ouro e 7,5 mil toneladas de prata, ou seja, 17 mil milhões de euros são anualmente deitados ao lixo.
9- Cerca de 60% do lixo eletrónico, que produzimos quando descartamos equipamentos elétricos e eletrónicos obsoletos, acaba em aterros.
10- Em Portugal, recolheram-se 63 mil toneladas de REEE, em 2017.
Se tem resíduos de equipamentos elétricos, eletrónicos e pilhas usadas não os coloque nos contentores convencionais dirija-se ao Ecocentro do Cartaxo, na Rua do Arrodel (de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8h30 e as 12h30 e entre as 13h30 e as 17h30, ou contacte a sua Junta de Freguesia)