Mais de mil crianças à descoberta da alimentação saudável

Dois dias de muitos sabores e diversão no Mercado Municipal do Cartaxo

btr

A área de Educação da Câmara Municipal do Cartaxo organizou dois dias dedicados aos alimentos saudáveis para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. O Mercado Municipal do Cartaxo recebeu ontem, terça-feira, cerca de 650 crianças do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e hoje, 17 de outubro, recebe 430 crianças do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével.

A passagem das crianças pelo Mercado Municipal tem início junto ao palco que acolhe a peça Meloa Carochinha e Melão João Ratão, apresentada pelas crianças e jovens do CRIAL – Centro de Recuperação Infantil de Almeirim, que se transformam em frutos coloridos e muito divertidos para arrancar muitos aplausos do público.

Logo a seguir, as crianças dividem-se em grupos para se encontrarem no interior do Mercado com muita gente interessante e divertida – desde a padeira com o seu chapéu branco, que lhes mostra a atribulada vida da farinha até se transformar em pão, passando pelo senhor que sabe tudo sobre o leite, ou pela banca dos ovos de galinhas felizes, há um imenso mundo para descobrir em forma de brincadeira. Há ainda bancas para provar sumos de fruta e lanchinhos saudáveis para experimentar, para além de um mundo de conversas para ter com pessoas que sabem tudo sobre saúde e alimentos.

Mesmo quase a terminar, há uma banca fantástica que oferece muitos petiscos doces e salgados, mas tudo bem saudável. É aqui que a chef Madalena Dias e os meninos e meninas maiores vão oferecer, durante dois dias, um mundo de sabores e ingredientes. Para quem pensa que os pequenos almoços e os lanches só são doces se forem feitos com muito açúcar, aqui descobre-se que como o mel é delicioso e está cheio de bons nutrientes. A cada quadradinho de bolo, todos sem glúten e sem açucares refinados, há uma surpresa – ou é a batata doce, ou o cacau, ou os frutos muito fresquinhos e brilhantes que pintam as panquecas de todas as cores da natureza.

A menina das Pizzas surpreende toda a gente com a sua base de pão de sementes esquisitas – quem diria que se comem sementes de papoila, que a linhaça e o sésamo existem e são bem saborosos. Depois há muitos salgadinhos, só de nome porque sal é bem pouco o que têm – muitas tortilhas amarelinhas de ovos bons e legumes coloridos, só uma delas, leva logo três pimentos diferentes e cebola roxa cheia de sais minerais, depois há tostas castanhas e verdes – é pão de alfarroba com guacamole, outra receita para aprender e pedir lá em casa.

Ler
1 De 796

Quem gosta de exercício físico também tem espaço no mercado – pode descobrir um percurso para fazer aos saltos e em forma de corrida, ou atirar-se para dentro do enorme insuflável que não deixa nenhum menino quieto. É só escolher, porque para ter saúde é bom ser-se irrequieto.

Excesso de peso na população infantil e desperdício alimentar
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, responsável pelo pelouro da Educação e Juventude, destacou “a importância de termos ao lado do município, professores, empresas e associações que partilham connosco a vontade de promover junto dos mais novos, hábitos alimentares saudáveis”, referindo a obesidade infantil como uma preocupação “que nos deve convocar a todos, enquanto comunidade, quer pelas doenças graves associadas ao excesso de peso, quer pelos problemas sociais e psicológicos que as crianças obesas enfrentam”.

O desperdício alimentar foi outro dos temas que a área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo quis abordar “de forma divertida”, explicou o presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, “tratou-se de, com a ajuda de muitos parceiros, criar um conjunto de atividades que possam contribuir para chamar a atenção das crianças para assuntos que são muito atuais e muito sérios, mas de modo bem divertido e motivador para os mais pequenos”, que podem “levar para as suas casas, o que aqui aprenderem”.

Isuvol
Pode gostar também