Terminada a concentração dos trabalhadores junto do Ministério da Economia “depois de termos sido recebidos por dois adjuntos do seu gabinete”, informou o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Ribeiro, que promete que, depois de várias diligências, em conjunto com a Câmara da Azambuja e todas as outras entidades envolvidas, vai “continuar a acompanhar este processo e a desencadear novas iniciativas”, para “tentar encontrar soluções para todos estes trabalhadores (da ex-Impormol), para todas estas 179 famílias”.
[acx_slideshow name=”manif impormol”]
Pedro Ribeiro sublinha a “abertura e o empenho do Ministério da Economia para este problema”, visto que “em três semanas é a terceira vez que nos recebem, destacando a presença do Senhor Ministro da Economia na reunião de 19 de Abril”.
Ainda segundo o presidente, “hoje, como nos contactos anteriores, reforçámos o pedido de intervenção do Ministério, nomeadamente através das entidades que tutela (AICEP e IAPMEI) no sentido de ser estabelecida uma plataforma de diálogo/negociação com os novos acionistas da empresa que permita perceber as suas intenções em relação ao futuro. O AICEP e o IAPMEI podem ter aqui um papel importante para encontrar novos clientes e/ou novos investidores”.
Em conjunto com o Município da Azambuja e com o Ministério da Economia, a Câmara do cartaxo tenta encontrar “soluções” e “defender a manutenção dos postos de trabalho”, tendo sido muitos “os contactos com o Ministério do Trabalho, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Santarém, através do seu diretor Dr. Renato Possante Bento. Os nossos serviços municipais de ação social e de emprego também têm estado envolvidos e a preparar um plano de intervenção caso seja necessário”, revela Pedro RIbeiro.
“São 179 famílias que estão em causa, na sua maioria oriundas do nosso concelho”, adianta Pedro Ribeiro, que garante que “ao nível do trabalho com o IEFP vamos intensificar os contactos com a Administração da Empresa para aferirmos da possibilidade de no imediato trabalharmos na formação de ativos, em conformidade com a reunião da passada quarta-feira, em que também esteve a Comissão de Trabalhadores e o delegado sindical, Fernando Pina.