Mulheres cheias de saúde

Ter um corpo esbelto e tonificado é o grande desejo da maioria das mulheres da atualidade. Assinalando o dia da mulher, presenteamos aqui todas as leitoras da dada com algumas sugestões úteis para manter corpo e mente saudáveis

fitness-332278_1920Na verdade, atualmente, são cada vez mais as mulheres que adoptam um estilo de vida mais saudável, recorrendo à prática de exercício físico e a um regime alimentar mais saudável. Os padrões de beleza atuais assim o exigem, até porque sem saúde dificilmente se consegue manter uma pele jovem e tonificada. Para o conseguir, muitas mulheres, mais jovens ou menos jovens, recorrem ao ginásio, regularmente, procurando essencialmente modalidades dinâmicas e enérgicas, que ajudem a controlar o peso e a manter uma silhueta atraente.

O Step, com passos simples e coreografias bastante acessíveis, que combinam com movimentos atléticos e poderosos; Jump, que utiliza o trampolim e promove um grande dispêndio calórico; GAP, que é uma aula específica de trabalho intenso dos glúteos, abdominais e pernas; e Cycling, que privilegia o melhoramento da condição cardiovascular e a perda de peso, com diversos exercícios na bicicleta estática, são as modalidades mais procuradas pelas mulheres que, ultimamente, também têm procurado na dança, como é o caso do Zumba, uma forma de perder calorias e manter a forma física.

Mas se o exercício físico é essencial para conseguir corpo e mente sãos, a alimentação não lhe fica atrás. É cada vez mais comum ouvir falar na importância de um regime alimentar cuidado e equilibrado, para o bom funcionamento de todo o organismo. E nunca é de mais frisar que a alimentação diária deve ser, acima de tudo, diversificada, privilegiando-se os cereais, as verduras e leguminosas e fruta, evitando o excesso de gordura.

Apesar da carne vermelha ser uma fonte rica de proteínas, ferro, zinco e vitamina B12, é também rica em gordura saturada e colesterol, sendo o consumo de peixe preferível ao da carne. A soja e os seus derivados também são bons elementos para integrar numa dieta rica e saudável.

Todo o corpo pede água
Outro elemento-chave para manter o equilíbrio do organismo é a água. Atualmente, a água aparece no centro da roda alimentar; e não é à toa, pois está presente em todo o nosso organismo. A água é primordial na lubrificação dos milhões de células presentes no corpo humano, para além de ser um meio de transporte de nutrientes e resíduos por todo o nosso corpo. Quando falta ou existe pouca água no corpo todo o funcionamento do organismo fica afetado devendo, por isso, beber-se cerca de seis copos de água, diariamente. Tanto a água engarrafada como a água da rede pública são boas, sendo aconselhável que se beba de ambas, pois a sua composição é diferente, o que pode ser benéfico para a saúde.

Sendo este artigo dedicado às mulheres, não podemos deixar de lembrar que há problemas de saúde que só as afetam (diretamente) a elas, com uma incidência cada vez maior. Em Portugal, de acordo com a Direção Geral da saúde, o cancro da mama mata cerca de cinco mulheres, por dia, e o cancro do colo do útero, quase uma mulher, a cada 24 horas. Ambos são tumores que podem ser tratados com sucesso, assim sejam detetados cedo. A única forma de controlar estas doenças, que afetam cada vez mais jovens mulheres, são os rastreios. Este é, actualmente, um problema com o qual as mulheres devem aprender a lidar, submetendo-se a exames regulares, sob acompanhamento médico.


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