Por Guilherme da Silva Andrade, aluno do 11ºG na Escola Secundária do Cartaxo
Estudar, esse bicho de sete cabeças que todos os alunos odeiam enfrentar, porém indubitável e extremamente necessário para o sucesso escolar. Mas o que é isto de pedir um pouco de tempo ao tempo, sentarmo-nos em frente de uma secretária e realmente estudar?
Uns teimam que é pegar em livros e ler, ler e ler; decorar tudo, encontrar, examinar e depositar todo o tipo de informação no nosso cérebro, máquina do pensamento, agora tratada como um simples arquivo. Outros dizem que estudar significa fazer exercícios, praticar os conceitos aprendidos em aula, sobreaquecer o cérebro com raciocínios complicados (ou simples vistos pelos olhos de outra pessoa), manchar as mãos de tinta (ou grafite) com a montanha de tarefas a que chamam de estudo.
Acredito que alguns de vós concordariam com uma destas “definições”, porém penso que o verdadeiro significado de estudar seja algo um bocadinho diferente.
Estudar é o ato de consolidar matéria aprendida, quase que um reaprender, significa autonomia e compreensão tanto do raciocínio como da teoria. Estudar é o processo pelo qual verdadeiramente adquirimos conhecimento; após experienciá-lo, somos capazes de explicar as coisas claramente e sem grandes complicações, e só aí podemos dizer que sabemos a matéria. Como Albert Einstein uma vez disse, “If you can´t explain it simply, then you don´t know it”; “Se não consegues explicar de uma forma simples, então não sabes”.
Não importa a forma como chegas ao verdadeiro estudo, uns é por leitura, outros é pela audição de conteúdos, outros pelo treino; no final de contas somos todos diferentes, o que importa é que realmente consigas estudar e ser bem-sucedido.