Operação Escola Segura da PSP já começou

A Operação Escola Segura teve início no passado dia 1 de setembro e decorrerá até 31 de agosto de 2018

129

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já deu início à Operação Escola Segura, para o ano letivo 2017/2018, a nível nacional com todos os seus comandos regionais, metropolitanos e distritais.

A Operação Escola Segura teve início no passado dia 1 de setembro e decorrerá até 31 de agosto de 2018, com a PSP a incidir na prevenção e segurança junto da comunidade escolar, que na sua área de responsabilidade corresponde a dois terços dos alunos em Portugal (cerca de 1 milhão e 200 mil).

Compete à PSP garantir a segurança e vigilância das áreas envolventes dos estabelecimentos de ensino, promover ações de sensibilização e de prevenção junto das escolas em parceria com os conselhos executivos e a comunidade local, prevenir a delinquência juvenil e detetar problemas que possam interferir na segurança dos cidadãos. Isto, informa a PSP, através de diversas ações planeadas no sentido de responder a fenómenos como a violência no namoro, delinquência juvenil, bullying e ciberbullying, consumo de álcool e drogas nos jovens.

Estas ações serão materializadas através de estratégias preventivas como as histórias “Eu Faço Como Diz o Falco” para crianças ou apresentações/ações direcionadas ao público adolescente. As operações “No Namoro Não Há Guerra” ou “Bullying é Para Fracos”, bem como fiscalizações no âmbito das armas e explosivos, segurança privada e segurança rodoviária serão regulares e irão incidir, principalmente, na prevenção de crimes no espaço escolar e deteção precoce de fenómenos criminais e marginalização juvenil.

Pode gostar também