Tomaram posse no dia 8 de janeiro os novos órgão sociais da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, para o Quadriénio 2016/2019.
A cerimónia contou com as presenças de D. Manuel Pelino, Bispo da Diocese da Santarém e do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite.
Na ocasião, Jorge Nogueira, agora empossado Provedor, referiu que “esta é uma grande honra para um homem comum como eu”.
A anterior Provedora, Luísa Pato, não foi esquecida neste discurso de tomada de posse: “quero ainda sublinhar que cheguei a esta grande Instituição pela mão da minha querida irmã e ex-provedora, Luísa Pato. Aceitei a mão que ela me estendeu, já lá vão cerca de 10 anos, e aproveitei cada minuto para aprender. Aprendi muito com ela, mas também com o saudoso provedor senhor Tomás Estevão”, referiu.
Como objetivos, Jorge Nogueira traçou a disponibilidade “para continuar a construir uma instituição sólida e amiga do próximo, que seja o garante de todas as 14 Obras de Misericórdia. Nós, a Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, somos muito bons a cuidar dos nossos mais velhos. Essa é a nossa principal missão e queremos ser ainda melhores”. “Queremos, assim o Estado nos deixe, continuar a cuidar e a prestar cada vez mais cuidados aos nossos mais velhos. Esse é o nosso compromisso, que assumimos como se estivéssemos a distribuir felicidade a todos os que estão connosco, mas também às suas famílias”, salientou o novo Provedor.
Mas a aposta passa, igualmente por “continuar e melhorar, caso seja possível, as respostas que hoje temos (a Estrutura Residencial para Idosos, o Centro de Dia, o Serviço de Apoio Domiciliário, o Atendimento Domiciliário Permanente “Sempre Consigo”, as Residências, o Apoio a Carenciados e, o mais recente, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social)”.
A Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo cuida, diariamente, de cerca de 200 utentes, serve 500 refeições e lava meia tonelada de roupa. Para efetuar todo este trabalho, “precisamos de realizar cerca de 6 mil euros de receitas por dia”.
Jorge Nogueira terminou, dizendo que “nós sabemos a grandeza da missão que nos aguarda… Assim eu saiba estar à altura das responsabilidades que nos esperam. Saibam que podem sempre contar comigo, assim como eu vou contar convosco enquanto estiver como provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo”.