Outubro é o mês da prevenção do cancro da mama

Neste primeiro dia de outubro inicia-se o mês de prevenção do cancro da mama e a Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta que este é um problema de saúde pública que, apesar de não ser dos mais letais, tem uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher.
cancro-da-mama1-copySegundo a Liga, é muito importante fazer exames de rastreio, antes de surgirem quaisquer sinais ou sintomas, porque só assim se poderá detetar e tratar precocemente o cancro. Se o cancro da mama for detetado precocemente, a probabilidade do tratamento ser eficaz e bem-sucedido é muito mais elevada. Ainda segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro:

– o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele);

– esta é a segunda causa de morte por cancro, na mulher;

– anualmente, em Portugal, são detetados cerca de 6 mil novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença. Ou seja, há 11 novos casos por dia, morrendo por dia quatro mulheres com esta doença;

– 30 de Outubro comemora-se do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama e a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove um conjunto de iniciativas que visam a sensibilização, a nível nacional.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.