Ovo: alimento de excelência

Rico em vitaminas, altamente proteico, o ovo é um alimento completo. Os excelentes nutrientes contidos no ovo (proteína, a vitamina B12, a riboflavina, o ácido fólico e a vitamina D e os aminoácidos essenciais) fazem deste um dos melhores alimentos, recomendado pelos médicos e nutricionistas, principalmente a crianças e grávidas.

 

O ovo, em média, tem 77 kcal, quando cozido em água mas, quando frito em óleo, o seu valor calórico passa a 128 kcal e a sua gordura aumenta em 40 por cento. Por isso, pode dizer-se que é um bom elemento numa dieta alimentar, desde que se evite comê-lo frito. O ovo até pode ajudar numa dieta de emagrecimento pela sua elevada percentagem de gorduras monoinsaturadas, e riqueza em proteína e outros nutrientes (ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio), podendo substituir outros alimentos, como a carne.

Muito se tem falado sobre o ovo ser um alimento prejudicial para o colesterol, mas vários estudos revelam o seu consumo moderado não tem um impacto negativo sobre o colesterol, podendo ser ingeridos até dois ovos por dia. A dose diária recomendada pela Associação Americana de Cardiologia, por exemplo, é 300 mg de colesterol, logo, um ovo médio pode conter, no máximo, 180 mg de colesterol.

Alguns benefícios
O ovo é um dos poucos alimentos que contém, naturalmente, a vitamina D é essencial para uma boa absorção do cálcio.

Promove um cabelo e unhas mais saudável devido ao seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais.

Ferro, zinco e fósforo, presentes no ovo ajudam a prevenir o cansaço e a má disposição; um sistema imunitário debilitado ou ossos e dentes fracos.

Mais artigos
1 De 34

Boa fonte de nutrientes importantes que ajuda a regular o sistema nervoso e sistema cardiovascular.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.