Paixão pela bola

O futebol é um dos desportos mais apaixonantes para os miúdos, mas há quem não aconselhe a entrada num clube logo em pequenos, pois é preciso que tenham já alguma maturidade e perseverança para se manterem nos treinos.

Jogar à bola é para todos, mas o futebol, enquanto desporto, só faz sentido a partir de uma certa idade, dizem os entendidos. No futebol há regras e estratégias que já implicam um maior grau de maturidade, até porque é um desporto que gera cansaço e os mais pequenos podem fartar-se facilmente, por falta de motivação. Vários especialistas entendem que antes dos seis anos não será benéfico, havendo até aqueles que desaconselham este desporto antes dos dez. Isto porque se trata de um desporto que exige alguma habilidade e conhecimento das técnicas, mas também dedicação.

Jogar à bola é diferente: uma bola é sempre um motivo de brincadeira para todos os miúdos, seja em que idade for. Jogar à bola com os amigos ou com os pais é bom para se começarem a habituar à atividade física fora de portas e a desenvolverem as suas capacidades psicomotoras. Mais tarde, já entrados na escola, e caso tenham habilidade e vontade de jogar futebol é um bom desporto para que as crianças aprendam a trabalhar em equipa e esforçar-se para alcançar objetivos. Seja rapaz ou rapariga.

O mais importante, no meio disto tudo, é garantir que as crianças possam brincar e divertir-se, enquanto aprendem, sem pressões.

Pode gostar também
Comentários
Loading...