Escolhemos para esta semana a palavra “voluntariado”, que pode ser definida como uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral. Desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.
O mote já foi por nós lançado na edição deste mês do Jornal de Cá, onde damos a conhecer o trabalho de voluntariado feito por tantas pessoas no concelho, nas mais diversas áreas. Apoio alimentar a famílias carenciadas, apoio no transporte a doentes, ação social com idosos, entre tantas outras atividades desenvolvidas por jovens, em projectos escolares e até por iniciativa própria, mas também por pessoas ativas profissionalmente e reformados que teimam em manter-se ativos, nomeadamente ajudando quem mais precisa.
Encontrámos muita gente voluntária, que damos a conhecer, em movimentos, associações e instituições como o Cartaxo Refood, a Conferência do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, a Associação Humanitária de Pontével, o projeto de voluntariado na Escola Secundária do Cartaxo. Para além destes projetos, desenvolvidos de forma organizada por diversos promotores de ação social, outros há no concelho que aceitam a colaboração de quem se quiser juntar para ajudar, como é o caso da APAAC – Associação de Proteção dos Animais Abandonados do Cartaxo.
Estamos numa época em que a solidariedade tem mais significado para as pessoas, por isso, deixe-se levar pela ‘onda’ e seja solidário, agora e sempre. Para o ajudar, deixamos-lhe aqui algumas ligações de interesse para que possa saber mais sobre o voluntariado.
Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV)