Pela sua saúde, proteja os olhos e a pele

Com as temperaturas a atingirem perto dos 40 graus centígrados nos próximos dias, há alguns cuidados que deve ter, sobretudo porque o índice de radiações ultravioleta está muito elevado.

Assim, deve utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Importa proteger os olhos, porque, ao contrário da pele humana, que parcialmente se adapta à radiação UV (espessura e bronzeado), o olho humano não possui quaisquer mecanismos de adaptação. A exposição prolongada a radiação solar pode mesmo ser responsável por algumas doenças dos olhos, como a fotoqueratite e a fotocunjuntivite. O pterigium é uma doença degenerativa que afeta a parte externa dos olhos. Estudos diversos indicam também ser a radiação UV um fator de risco no desenvolvimento da catarata humana, a qual resulta do aumento da opacidade da lente do olho. A radiação UV induz a supressão do sistema imunológico favorecendo a progressão de infeções originadas por vírus, bactérias e fungos.

Os olhos deverão ser protegidos por óculos de sol contendo filtros UVA e UVB. Devido à exposição lateral, recomenda-se usar proteções laterais nos óculos. Esta recomendação é especialmente importante para as crianças, uma vez que a retina dos mais pequenos é menos protegida.

Além dos cuidados a ter com os olhos, não se esqueça de proteger a pele.

A melhor proteção para a pele é o uso de roupa adequada (camisola, calças, chapéu). As zonas da pele não cobertas por roupa deverão ser protegidas com um protetor solar contendo filtros de UVA e UVB. Durante as primeiras exposições ao sol recomenda-se o uso de um Fator de Proteção Solar (FPS ou SPF) de cerca de 30.

Mais artigos
1 De 4

Especial atenção aos bebés e crianças. É importante notar que o efeito do protetor solar depende não somente da sua qualidade, mas também da sua correta aplicação. O protetor solar deverá ser aplicado de acordo com as instruções do fabricante. Se os protetores solares forem corretamente usados eles poderão constituir uma proteção para o eritema, cancro e fotoenvelhecimento.

Pode gostar também
Comentários
Loading...