Portugueses estão a comprar mais on-line
No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor revelamos um retrato do consumidor português.
No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor revelamos um retrato do consumidor português.
Segundo alguns dados divulgados pela SIBS podemos concluir que no período de março de 2022 a fevereiro de 2023, verificou-se um crescimento de 30% no número pagamentos face ao período homólogo anterior (março de 2021 a fevereiro de 2022), sendo o valor médio por compra registado de 36,2€, semelhante ao registado anteriormente.
O crescimento é superior nos pagamentos on-line quando comparado com os pagamentos em lojas físicas. O crescimento em número de operações no on-line situou-se nos +46%, enquanto que nas lojas físicas ascendeu aos +27%.
Em relação ao método de pagamento no online preferido pelos consumidores portugueses, destaque para o MB WAY, que registou um crescimento, entre os dois períodos analisados, superior a 90% em número. De destacar ainda no MB WAY a operação “Pagamentos Autorizados” que registou um crescimento de 138% nos primeiros 2 meses em que esteve disponível.
A infografia evidência o crescimento em todo o território nacional ao nível dos pagamentos online, tendo o maior número médio de pagamentos online por consumidor (considerando a proxy de cartão) nos últimos 12 meses registado um maior aumento em Lisboa (8,5 pagamentos por consumidor), Setúbal e Porto (7,2), Coimbra (7,1) e Braga (6,4). Analisando a variação entre os dois períodos em análise conclui-se que o crescimento dos pagamentos online não é exclusivo dos consumidores mais urbanos, mas está presente em todo o território nacional com os maiores crescimentos em número a registarem-se em Portalegre (+73%), Bragança (+62%), Região Autónoma da Madeira (+58%), Região Autónoma dos Açores (+58%) e Coimbra (+56%), parecendo indicar a tendência na convergência desta adoção.