No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor revelamos um retrato do consumidor português.
Segundo alguns dados divulgados pela SIBS podemos concluir que no período de março de 2022 a fevereiro de 2023, verificou-se um crescimento de 30% no número pagamentos face ao período homólogo anterior (março de 2021 a fevereiro de 2022), sendo o valor médio por compra registado de 36,2€, semelhante ao registado anteriormente.
O crescimento é superior nos pagamentos on-line quando comparado com os pagamentos em lojas físicas. O crescimento em número de operações no on-line situou-se nos +46%, enquanto que nas lojas físicas ascendeu aos +27%.
Em relação ao método de pagamento no online preferido pelos consumidores portugueses, destaque para o MB WAY, que registou um crescimento, entre os dois períodos analisados, superior a 90% em número. De destacar ainda no MB WAY a operação “Pagamentos Autorizados” que registou um crescimento de 138% nos primeiros 2 meses em que esteve disponível.
A infografia evidência o crescimento em todo o território nacional ao nível dos pagamentos online, tendo o maior número médio de pagamentos online por consumidor (considerando a proxy de cartão) nos últimos 12 meses registado um maior aumento em Lisboa (8,5 pagamentos por consumidor), Setúbal e Porto (7,2), Coimbra (7,1) e Braga (6,4). Analisando a variação entre os dois períodos em análise conclui-se que o crescimento dos pagamentos online não é exclusivo dos consumidores mais urbanos, mas está presente em todo o território nacional com os maiores crescimentos em número a registarem-se em Portalegre (+73%), Bragança (+62%), Região Autónoma da Madeira (+58%), Região Autónoma dos Açores (+58%) e Coimbra (+56%), parecendo indicar a tendência na convergência desta adoção.