Prémios Cartaxo d’Ouro 2024: a lista dos nomeados
Os Prémios Cartaxo d’Ouro estão de volta ao Centro Cultural do Cartaxo para distinguir os que mais se destacaram, em 2023, nas Categorias: Cultura, Desporto, Economia e Sociedade.
O Jornal de Cá, continua a distinguir os valores do nosso concelho, num espetáculo a não perder, no próximo dia 6 de abril, no Centro Cultural do Cartaxo.
Como vem sendo apanágio da organização do evento, este ano, no sábado dia 6 de abril, podemos esperar um espetáculo abrilhantado pelas gentes do nosso concelho, numa noite cheia de talento em palco e orgulho na plateia.
Uma noite de muitas emoções onde os aplausos são garantidos para quem esta noite pisa o palco: para quem participa no espetáculo e para os premiados da noite.
Para chegar aos premiados desta grande gala, o Jornal de Cá preparou uma lista de pré-nomeados que depois enviou para o júri, para escolher os três nomeados em cada categoria (Cultura, Desporto, Economia e Sociedade). Este ano, a convite do Jornal, Raquel Vieira, Teresa Nogueira e António Gaspar integram o júri.
Encontrados os nomeados, cabe agora aos nossos leitores votar nos seus favoritos aqui no sítio na internet do Jornal de Cá, durante a semana anterior ao evento e lembramos que, para ser válida, a votação terá de ser obrigatoriamente feita em todas as categorias e não apenas numa. Fique atento e participe!
Prémios Cartaxo d’Ouro 2024: lista de nomeados
Cultura
SFIP – espetáculo Casa Portuguesa
Em outubro de 2023 a Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense estreou este espetáculo da autoria do maestro João Guerra, um espetáculo que foi um elogio à cultura e à música portuguesa. O espetáculo, reuniu em palco dezenas de músicos e contou com a participação de coletividades convidadas, conseguiu o apoio da Direção-Geral das Artes, subiu cinco vezes ao palco de quatro freguesias, e foi sempre solidário, com a bilheteira a reverter para as coletividades por onde passou.
Ana Carina Azevedo pela coordenação do livro Igreja Paroquial de Pontével, Fé, História, Património
Apresentado no final de 2023, este livro, com a coordenação de Ana Carina Azevedo, reuniu onze autores de diversas áreas. Um trabalho digno de destaque. O Livro é um convite à descoberta do monumento e do rico património da Igreja Paroquial de Pontével. Ana Carina Azevedo está nomeada também em representação de toda a equipa envolvida neste livro.
Banda Filarmónica da AFUL
Numa altura em que as Bandas Filarmónicas do concelho estão com grande dificuldade em se manterem de portas abertas é notável a dinâmica que a Banda Filarmónica da Associação Filarmónica União Lapense conseguiu em 2023, pela renovação da sua direção, conseguindo atrair elementos jovens, e pela qualidade dos espetáculos que conseguiu apresentar com dezenas de músicos em palco.
Desporto
Miguel Ribeiro
Este atleta de Vila Chã de Ourique tem feito um percurso notável somando vitórias no Trail. Em 2023, conquista o título de Campeão mundial no World Master Mountain Running Championships. É um dos atletas em Portugal com mais provas e mais horas em prova na Associação de Trail Running. Miguel Ribeiro tem conseguido dar cartas nesta modalidade.
GDP – Grupo Desportivo de Pontével
Destaque para a jovem direção desta coletividade que conseguiu motivar jogadores e adeptos, depois do abandono da direção anterior, e voltar a pôr o clube de pé. Em 2023, ganharam a liga distrital de Santarém do INATEL e conseguiram trazer o clube de volta às vitórias.
Ateneu Artístico Cartaxense
O Ateneu volta a estar nomeado, pelos resultados que os treinadores e atletas, em diversas modalidades, conseguiram em 2023, ano em que além da renovação do edifício, a direção desta coletividade centenária conseguiu adquirir uma nova pista de tumbling e um novo trampolim para as modalidades de competição.
Sociedade
Centro Social Ouriquense
Esta coletividade merece destaque pela dinâmica que conseguiu trazer à vila com os diversos eventos que a direção organizou, em 2023. O facto desta coletividade ter conseguido atrair jovens para formar uma nova direção fez-se notar nas iniciativas que organizaram, sempre com muita gente a participar, e envolvendo famílias, desde os mais jovens ao mais velhos.
Carlos Gonçalves
O maestro da Banda Filarmónica da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta, em 2023, escreveu uma música que ofereceu à coletividade e à paróquia. Foi tocada pela primeira vez durante a procissão em honra de NS da Graça. Também em 2023, Carlos Gonçalves fez os arranjos musicais para o concerto com o Projecto Pouca Pena (vencedores do Prémio Cartaxo d’Ouro, na categoria cultura, em 2023) Um espetáculo só possível com o trabalho deste maestro e é um bom exemplo da cooperação entre artistas e entre freguesias.
Hélder Anacleto
Este ouriquense é um grande bairrista, é um homem que tem lutado para que as tradições da sua freguesia não caiam no esquecimento. Em 2023, aceitou colaborar com o Jornal com a rubrica Ruralidades. Em cada mês mostrámos como são os trabalhos da vinha e do vinho sempre comparando o antigamente com os dias de hoje. A rubrica é um sucesso! Gerou muito interesse junto dos leitores e mostra a importância do mundo rural no concelho.
Economia
O Cartaxo é Cidade do Vinho em 2024, por isso, a categoria empresas, este ano volta a ser temática, destacamos empresas ligadas ao vinho e ao enoturismo.
Ode Winery
Situada numa das mais bonitas quintas do nosso concelho, na freguesia de Vila Chã de Ourique. Investidores estrangeiros vieram revitalizar esta quinta que estava abandonada há mais de uma década, criaram postos de trabalho, organizaram eventos vínicos, abriram um restaurante com um conceito novo na região. Estão já a construir um hotel e tudo indica que serão determinantes para atrair turismo de alta qualidade para o concelho.
Adega do Cartaxo
Em 2024, a Adega do Cartaxo completa 70 anos de atividade no concelho. A Adega tem levado o nome do Cartaxo pelo mundo afora. Os seus vinhos ganharam centenas de medalhas nos últimos anos. Os investimentos nas instalações, nos meios de produção, nas marcas, na imagem, têm sido dignos de destaque. Foi eleita Empresa Excelência no Concurso Vinhos do Tejo 2023. A Adega do Cartaxo, hoje é sem dúvida uma referência.
Vinhos Franco
O percurso desta empresa familiar merece destaque pela aposta na modernidade e na qualidade sem esquecer a ruralidade e a tradição bem presentes nos eventos, em que apresentaram novas marcas e novos vinhos, nas suas instalações ao longo do ano de 2023. A aposta no enoturismo tem sido notória e os seus vinhos foram vencedores de medalhas em concursos.