Os presidentes das Câmaras Municipais do Cartaxo, Pedro Ribeiro, e de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, reuniram esta quarta-feira com a Infraestruturas de Portugal (IP) para, mais uma vez, falarem sobre a Ponte Rainha Dona Amélia, que liga os dois concelhos.
Na reunião, os autarcas insistiram com a IP para que a equipa projetista, que saiu do concurso recentemente adjudicado, avalie a possibilidade técnica de alargar a plataforma de circulação na Ponte, para que, desse modo, ela pudesse ajudar um pouco mais a economia local e regional, em particular aqueles que se dedicam ao sector agrícola.
A solução parece ser complexa, face às características daquela infraestrutura rodoviária, mas foi assumido o compromisso dessa avaliação ser feita pelos projetistas.
O projeto, a elaborar num prazo estimado de 150 dias, incluirá o estudo da erosão dos pilares ao nível das fundações, o tratamento e a pintura de toda a estrutura metálica, a reparação integral do tabuleiro da ponte, em particular do seu pavimento e das suas grades de proteção e do sobre esforço a que os aparelhos de apoio têm estado sujeitos.
Os Municípios esperam que o concurso para a execução desta importante obra seja lançado ainda no decurso de 2019.