Pulseiras Estou Aqui Adultos! disponíveis a 20 de março em todo o País

Projeto inovador ajuda a identificar pessoas perdidas e a promover um rápido reencontro com os familiares e cuidadores

A Polícia de Segurança Pública, em parceria com a Fundação PT e com a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, alarga a todo o território nacional o Programa Estou Aqui Adultos! (EAA) no próximo dia 20 de março.

Este programa foi especialmente pensado para pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, ainda que momentaneamente. Trata-se de um projeto inovador que pretende favorecer a identificação dessas pessoas e, simultaneamente, promover um reencontro célere com os familiares, cuidadores ou amigos indicados no momento da inscrição no programa.

Entre 2015 e 2016 o programa EAA esteve apenas disponível para utentes das instituições parceiras: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Alzheimer Portugal, Fundação Liga, CRINABEL e CERCILISBOA. A fase piloto permitiu aferir a pertinência do programa que será agora alargado a todo o País para dar resposta às múltiplas solicitações que a PSP recebe quotidianamente.

Pulseiras gratuitas mediante pré-inscrição

Para obter uma pulseira Estou Aqui Adultos!, será necessário fazer uma pré-inscrição na página https://estouaquiadultos.mai.gov.pt/Pages/Home.htm, seguir os passos indicados e levantar a pulseira na esquadra selecionada. O programa prevê dois tipos de pedido, consoante seja o próprio utilizador a solicitar a pulseira (opção “Pedido pelo Próprio”) ou seja um cuidador ou uma instituição (opção “Pedido Instituição/Cuidador”).

As pulseiras são gratuitas e não possuem qualquer dado de identificação do utilizador, de forma a salvaguardar a sua privacidade. São compostas por uma fita em tom neutro e por uma chapa metálica com um código alfanumérico, único para cada utilizador, que será descodificado pela PSP após uma chamada para o número de emergência (112).

Ler
1 De 6

Alerta-se para o facto das pulseiras não disporem de GPS ou outro sistema de localização. As pulseiras também não são dispositivos de emergência para acionar socorro em caso de necessidade.

Qualquer pessoa que verifique outrem com sinais evidentes de desorientação e a necessitar de auxílio na via pública deverá ligar o número de emergência (112) e dar indicação do local onde se encontra podendo, caso verifique a existência da pulseira, indicar desde logo o código da mesma. Será, de imediato, acionado um carro patrulha para o local para garantir a segurança da pessoa e, em simultâneo, a Direção Nacional da PSP entrará em contacto com os familiares, cuidadores ou amigos da pessoa encontrada para informar o paradeiro da mesma e, dessa forma, permitir um reencontro célere.

Cada registo terá a validade de dois anos, sendo eliminado findo esse período. As pessoas que estejam interessadas em continuar a usufruir do programa EAA deverão efetuar um novo registo a solicitar uma nova pulseira.

Isuvol
Pode gostar também