Os Quarentões 2019 esclarecem todos os associados sobre a possível aquisição da antiga sede da SFIP, em Pontével, recorrendo ao Fundo de Emergência da Associação dos Quarentões. A compra será deliberada em assembleia-geral extraordinária, marcada para dia 12 de julho, pelas 21h, no salão de exposições da Junta de Freguesia de Pontével, onde todos os associados podem expressar a sua vontade.
Em comunicado pelos Quarentões de 2019, o presidente José Calixto apela à comparência de todos os associados para que estes exerçam o seu direito de voto e assim decidam sobre a aquisição deste espaço, que consideram “uma mais-valia para a Associação, para a continuidade da realização da Festa Anual em Honra da Nossa Senhora do Desterro, facilitando e motivando todos os futuros Quarentões”.
Atualmente, a Associação Quarentões tem a sua sede na Rua Bartolomeu Joanes n.º1, Pontével, um espaço cedido pela Fábrica da Igreja Paroquial de Pontével, em 1974, diz o comunicado dos Quarentões 2019, lembrando que este edifício “dispõe de um espaço reduzido para armazenamento dos pertences da associação”, assim como “da má conservação das suas infraestruturas”, condições que são “do conhecimento de todos os que já passaram pela associação e que tiveram oportunidade de conhecer as condições deste edifício”.
Assim, continua o comunicado, “todos os anos, os Quarentões enfrentam o mesmo desafio/dificuldade, em encontrar um espaço físico que permita a colocação dos fornos para a confeção das caspiadas e outros bolos, bem como, todo o armazenamento do material já adquirido pelas direções de anos anteriores, que são necessários à realização dos eventos promovidos no decorrer do ano e da festa anual, como, por exemplo eletrodomésticos de cozinha, louças, mesas, cadeiras, etc, material este e outro que se dispersa, deteriora e extravia, na passagem de comissão para comissão”. Dificuldades estas que os Quarentões 2019 dizem que vêm sendo ultrapassadas “devido a favores e boa vontade de familiares, amigos dos Quarentões, e outras coletividades da vila, que têm gentilmente cedido os espaços para a realização de alguns eventos, armazenamento e confeção dos tradicionais doces”, gestos que “muito agradecemos”, pois “têm tido um papel fundamental na angariação de receita para os Quarentões”.
Tendo em conta todo estes obstáculos, os Quarentões de 2019 dizem ter reunido e efetuado “várias diligências junto de várias entidades, com vista a encontrar a solução para este problema e dificuldades constantes, tendo considerado como opção mais viável, a aquisição do imóvel da antiga sede da SFIP” (na Rua da República, nº 7, Pontével), 60 mil euros, “com recurso ao Fundo de Emergência da Associação dos Quarentões, ao abrigo no artigo 7, nº 2 do Regulamento Interno da Associação”.
O pagamento do imóvel, sublinham os Quarentões 2019, será realizado “num ato único”, de modo a “não deixar encargos para os futuros Quarentões”, salientando ainda que “só é possível esta oportunidade devido a todas as direções anteriores que ajudaram na constituição deste fundo. Nós Quarentões 2019, assumiremos os encargos inerentes a esta exequível compra (escritura e respetivos registos do imóvel)”, asseguram.
No final, o comunicado dos Quarentões 2019 solicita a todos os Associados que “exerçam o seu direito de voto”, no próximo dia 12 de julho.