Que fé é esta dos idosos?

Por Raquel Marques Rodrigues

O que é fé? Porque é que os idosos acreditam numa fé sobrenatural? Qual a influência nos últimos dias das suas vidas? A Fé não se vê mas ilumina os dias dos meus idosos, essa é a realidade que hoje partilho consigo. A espiritualidade no processo do envelhecimento baseado na minha experiência profissional.

Quando estudava, aprendi na teoria que o bem-estar mental e espiritual são dimensões humanas que devemos cultivar na Terceira Idade. Hoje participar no seu exercício é algo que me conduz a uma reflexão e me comove.

Revejo-me quando era criança, sentada nos bancos da igreja ensinaram-me que a oração é o telefone do céu. Já passei o testemunho à minha filha. Orar e rezar é falar baixinho as nossas intenções. É como segredar num diário que mais ninguém tem acesso.

Diariamente um grupo de idosas rezam, ora na capela, espaço privilegiado para o seu recolhimento espiritual, ora no seu quarto. Não abdicam deste momento. Qual a importância da oração para elas? Uma Sra. de 94 anos diz-me que: “é um momento de paz e serenidade. É uma ânsia de encontrar-me com Deus”.

Constato que há sempre um silêncio na vinda do Padre M. e sente-se a tranquilidade na presença das ministras da comunhão na celebração da palavra. Com o seu terço na mão, os idosos aguardam com fervor uma palavra de esperança e conforto.

Li recentemente da autora A. Fernandes que as pessoas que são religiosamente ativas manifestam níveis elevados de saúde física e de longevidade. Deve ser o segredo da residente do lar com 101 anos. Reza várias vezes ao dia e lê e distribui sementes de palavras. Penso que têm maior resistência à ansiedade e encaram o último ciclo da vida sem preocupações.

Mais artigos
1 De 297

Para mim, não importa que religião segues, o importante e ter fé. E ter fé é acreditar no que não se vê e o que te dá alimento para enfrentar o dia-a-dia. A fé salva nas adversidades da vida mesmo em dias que fingimos esquecê-la.

Já pensaste no que te move?

Pode gostar também

Comentários estão fechados.