Entre hoje (23) e 31 de maio, a RESPIRA promove rastreios gratuitos à saúde respiratória. Em Santarém, esta iniciativa decorre em duas Farmácias Holon (Farmácia Central, no Cartaxo) e tem como objetivo promover a detecção precoce de uma doença que afeta 800 mil portugueses.
A Associação RESPIRA, em parceria com as Farmácias Holon, sensibilizam para os malefícios do tabaco, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha “Depois de um cigarro nada fica igual. Previna a DPOC. Não fume!”, inclui a realização de espirometrias à população.
“A DPOC é uma doença que se manifesta pela falta de ar e é causada pela destruição irreversível do tecido pulmonar. O tabaco é um dos principais fatores de risco, sendo responsável por cerca de 90 por cento dos casos em Portugal. O diagnóstico precoce, através da realização de uma simples espirometria, pode prevenir estádios mais avançados da doença e garantir uma melhor qualidade de vida”, explica José Albino, Presidente da RESPIRA.
“O hábito tabágico é considerado a primeira causa evitável de doença e morte prematura. No entanto, estudos revelam que em Portugal já morreram cerca de 11.800 pessoas vítimas do fumo do tabaco, desde 2010. É da nossa responsabilidade contribuir para a redução destas estatísticas”, finaliza Ana Luísa Pinto, Farmacêutica do Departamento de Projetos & Serviços.
As Farmácias Holon defendem a prevenção de uma doença que se anuncia como a 3ª causa de morte em 2030 e uma maior articulação entre os cuidados de saúde.