Renove a sua casa com uma simples pintura

A primavera é uma boa altura para pintar o interior da casa, quando as temperaturas não são nem muito quentes nem muito frias. Aproveite, então, para mudar o visual da sua casa, alterando as cores das paredes ou somente avivando um ou outro detalhe com um tom diferente. E mesmo que não queira mudar de cor, pense bem quando foi a última vez que pintou as paredes e se não estará na altura de lhe dar uma demão para as manter protegidas e mais bonitas.

Olhe bem para a sua casa e decida quais as cores e áreas a pintar, de modo a conseguir, sem grandes custos, renovar o espaço onde vive. Se necessário, peça ajuda na loja de tintas para conseguir obter os resultados que pretende, seja em termos da cor, do tipo de tinta e quantidade ou das ferramentas necessárias ao trabalho a desenvolver.

Depois de munido de todos os utensílios (tintas, rolos, pincéis, tabuleiro, um recipiente com água, fita de papel, papel de jornal, escadote e uma esponja húmida) prepare as áreas a pintar. Mas, primeiro, limpe bem a parede, com um pano seco ou uma escova, removendo todas as poeiras e qualquer sujidade. Se a superfície a pintar revelar manchas de humidade ou fissuras será necessário tratá-las antes de iniciar a pintura.

Tratada a parede, é tempo de isolar tomadas e rodapés com fita de papel, assim como todos os limites da área onde vai intervir. Lembre-se que também o chão deve estar protegido a fim de evitar pingos de tinta indesejados, no final.

A aplicação de um primário antes da tinta final é importante porque serve de base à tinta, permitindo uma pintura mais duradoura. Ultrapassado este passo, depois de respeitar os tempos de secagem (indicados pelo fabricante no rótulo do produto), pode passar à pintura da parede. Mas, ainda antes da primeira pincelada na parede experimente a cor numa folha de papel para se certificar de que é mesmo aquela cor pretendida – a cor do catálogo pode não ser exatamente a mesma que pretende aplicar na sua parede. Normalmente, uma pintura bem acabada necessita de duas demãos de tinta.

Dá trabalho, mas vai ver que compensa. Uma mudança no espaço onde vive é também uma renovação na sua vida.