Requalificação do Largo da Memória avança com substituição de árvores        

Depois de há uns meses se iniciarem as obras de requalificação da Praça Francisco Jacinto Nogueira, em Vila Chã de Ourique, com a colocação de uns marcos de proteção em pedra a delimitar o espaço e de placas informativas, foi agora altura de substituir as “árvores doentes” por jovens espécies e preparar o terreno para outras intervenções.

“As árvores estavam doentes e, depois de uma avaliação dos peritos do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), percebeu-se que não havia nada a fazer – só arrancar e pôr outras”, justifica o presidente da Junta de Vila Chã de Ourique, quando questionado pelo arranque das árvores, existentes há cerca de 50 anos naquela Praça, também conhecida como Largo da Memória.

As jovens árvores acabadas de plantar são da espécie Seltis Australis e “vêm com três metros de altura e a florescer”, prevendo-se que daqui por três anos já deem sombra aos que habitualmente convivem naquele espaço. Ainda segundo o autarca, esta é uma espécie apropriada para rodear monumentos, “não pode ser muito grande para não tirar luminosidade ao monumento”, mas serve “para dar sombra a quem se senta nos bancos”.

Vasco Casimiro diz ao Jornal de Cá que esta requalificação da Praça Francisco Jacinto Nogueira, planeada há já três anos, prevê ainda mais floreiras e canteiros, para além de um sistema de rega automática e de um novo sistema de iluminação.

 “Isto é obra que vai durar, porque é feito com o nosso pessoal e tem de ser feito aos poucos”, avisa o presidente da Junta, informando que também faz parte da requalificação do Largo a reparação do Monumento Comemorativo da Batalha de Ourique, assim como o registo do mesmo como Monumento Nacional.

Isuvol
Pode gostar também