Saúde pública leva a substituição de quatro choupos na Ribeira do Cartaxo
Depois de múltiplas queixas de residentes na zona que alegam graves problemas respiratórios e alérgicos
A Câmara Municipal e a União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta iniciaram trabalhos de substituição de quatro árvores na Ribeira do Cartaxo, na passada quarta-feira, dia 17 de maio. Os exemplares ali plantados – choupos – vão dar lugar a quatro tílias.
Nos últimos meses, a Câmara Municipal e a União de Freguesias dizem ter vindo a receber “múltiplas queixas de residentes na zona que alegam graves problemas respiratórios e alérgicos causados pelo pólen produzidos pelos choupos ali plantados”. Assim, e “estando em causa razões de saúde pública, quer a Câmara Municipal, quer a União de Freguesias entenderam que esta substituição seria aconselhável e necessária”.
De acordo com a Autarquia, “o corte dos quatro choupos ali existentes decorreu tendo em conta todas as medidas de segurança consideradas necessárias pelo Serviço de Proteção Civil, tendo os Bombeiros Municipais estado presentes no local, não só para apoio ao corte das árvores, mas também para supervisão dos trabalhos no que respeita à segurança na zona envolvente”.
A autarquia informa ainda que “todos os trabalhos previstos nos planos de regeneração urbana em curso e com início previsto para os próximos meses, preveem o aumento do número de árvores em espaço público e de modo algum a sua diminuição”, com as espécies previstas tidas em consideração “quer por questões de saúde pública, como as causadas por espécies como os choupos, quer pela dimensão dos exemplares quando adultos, de modo a preservar a segurança dos edifícios”.
Lê-se ainda no comunicado, que a Câmara Municipal e a União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, “reiteram a total disponibilidade dos serviços municipais para prestar quaisquer esclarecimentos que os munícipes entendam necessários sobre a substituição de árvores, nesta ou em outras zonas do concelho”.