Semana da Saúde invade o Cartaxo

492

O Município do Cartaxo volta a realizar a Semana da Saúde, com atividades a decorrerem em diferentes espaços e ambientes do concelho, que contam com o apoio de dezenas de parceiros, entre instituições nacionais a empresas do concelho ligadas à área da saúde e de estilos de vida saudáveis. De 12 a 20 de abril, vamos ter a Feira da Saúde, palestras, atividades escolares, rastreios e muito mais.

A Semana da Saúde arranca esta quinta-feira, 12 de abril, no Cartaxo e começa na Escola, às 8h30 da manhã, com o Projeto Geração Saudável, promovido pela Ordem dos Farmacêuticos, que decorrerá ao longo do dia na Escola Básica 2/3 D. Sancho I, em Pontével.

A sessão de abertura oficial do evento, que decorre até ao dia 20 com inúmeras atividades promovidas pelo município e apoiadas por diversos parceiros, acontece às 14h30, no Centro Cultural do Cartaxo, conta com a presença do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, da vereadora Elvira Tristão e da diretora do Aces Lezíria, Diana Leiria.

Aberta a sessão, e quando forem 15h, Marta Pratas, psicóloga da Unidade de Alcoologia de Lisboa, vai falar sobre o alcoolismo e sobre os Alcoólicos Anónimos como uma possível solução para o problema. Pelas 16h, o tema será sobre o que comemos. ‘Um projeto de investigação ação na promoção de uma alimentação saudável’, trazido ao Centro Cultural por Celeste Nogueira, professora adjunta Escola Superior de Saúde. E a terminar o primeiro dia da Semana da Saúde, das 17h30 às 19h30, ‘Conversas com Barriguinhas’, que tratam assuntos relacionados com a chegada do bebé, ajudando as futuras mães a preparar o tão desejado dia.

No dia 13 de abril, o Projeto Geração Saudável salta de Pontével para o Cartaxo e vai até à Escola Básica 2/3 Marcelino Mesquita, onde diversas atividades relacionadas com a saúde decorrem durante todo o dia.

Dia 14, sábado, das 10h às 18h, há Feira da Saúde na Praça 15 de Dezembro, com a participação de entidades públicas e privadas com ou sem fins lucrativos com divulgação dos serviços na área da saúde, realização de rastreios, atividades de promoção de estilos de vida saudável e uma unidade móvel de doação de sangue e medula óssea (das 15h às 20h). Haverá ainda palestras a decorrer no átrio do edifício da Câmara Municipal, das 11h às 17h: Showcooking com o Chef Bruno Caeiro; utilização do Portal Serviço Nacional de Saúde – área do cidadão ACES Lezíria; mini workshop de emergência e suporte básico de vida, com os Bombeiros Municipais do Cartaxo (às 12h e às 14h30); prevenção do tabagismo pela Liga Portuguesa Contra o Cancro; saúde oral na criança; e como lidar com a demência. E não vai faltar animação, com demonstrações de hip hop;
Boccia e Zumba. E ainda I CTX Orienteering Games (prova pedestre de orientação), promoção de ciclismo e carrinhas kiosk street food.

Mais artigos
1 De 309

Dia 16 de abril, o evento decorre no Auditório Municipal na Quinta das Pratas, com três sessões de informação, sobre a utilização do Portal SNS, às 10h, e, meia hora depois, Sinais de alerta da doença mental, ambos pela ACES Lezíria. Para finalizar, a Geração Saudável Sénior da Ordem dos Farmacêuticos promove a sessão Uso responsável do medicamento.

Na quarta-feira, dia 18, decorre no Centro Cultural o VI Encontro de Intervenção Social – Autismo, com entrada livre mas com inscrição obrigatória. João Ribeiro, presidente da direção da ASAS – Associação de Amigos das Pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo estará presente neste encontro de debate sobre o autismo e onde, às 11h, Catarina Ribeiro, pedopsiquiatra do Hospital Dona Estefânia, responderá à pergunta ‘O que é o autismo’. Uma hora depois, Georgette Lima, terapeuta Sistémica e Familiar falará do ‘luto da criança desejada’, abrindo-se depois espaço ao debate com o moderador Paulo Tavares, membro da direção da ASAS. Da parte da tarde, às 14h30, o primeiro tema é ‘O autismo a adolescência e a sexualidade’, com Ana Beato, responsável pela Consulta de Sexualidade Adolescente, e Pedro Rodrigues, psicólogo PIN – Progresso Infantil. Às 15h é abordada a importância da formação/ sensibilização dos professores do ensino regular sobre o espectro do autismo e como poderá ser compatível com o cumprimentos dos programas, com Ana Paula Monteiro da DGESTE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares. Às15h30, apresentação Casa Grande, pela APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger. Segue-se depois o debate, moderado por Helena Pais, presidente da APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Santarém.

O dia de encerramento da Semana da Saúde, sexta-feira, 20 de abril, há dia aberto no Girabola-Espaço Criança e Família, no Cartaxo, com sessões de esclarecimento da importância do ambiente snoezelen como recurso facilitador nas intervenções terapêuticas, das 9h às 19h.

Rastreios gratuitos no concelho
A partir do dia 12 de abril, das 9h30 às 13h, inicia-se uma ronda de rastreios gratuitos no concelho do Cartaxo, a começar nesta quinta-feira na Lapa, na sede da junta de Freguesia. No dia seguinte (13) é a Ereira que recebe os rastreios na delegação da Junta de Freguesia. Dia 16 em Vale da Pedra, em frente à Junta; dia 17 na Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique; dia 18 em Pontével, no Salão da Junta de Freguesia; dia 19 em Vale da Pinta, na delegação da Junta de Freguesia; e, por último, dia 20 em Valada, na Associação “O Tejo”.

Pode gostar também
Comentários
Loading...