SEO para Startups: 4 elementos para o sucesso

O SEO é essencial na presença digital de qualquer empresa, mas, principalmente, no caso das startups, e por isso é tão importante encontrar a agência de SEO ideal.

Antes de avançarmos é importante reforçar do que falamos quando mencionamos SEO.

SEO, Search Engine Optimization, é uma das ferramentas utilizadas na estratégia de crescimento do tráfego dos sites, e influencia diretamente o posicionamento da página nos motores de busca. Quanto melhor posicionado estiver o site, mais visitas recebe e maior é a probabilidade de fazer negócio.

Uma agência de SEO está preparada para dar todo o apoio necessário para que o seu site atinga os seus objetivos. Irá ainda desenvolver conteúdo que irá interessar ao seu público-alvo, o que é determinada numa fase inicial numa startup desconhecida.

 

Sucesso no SEO em 4 passos

Tome nota destes 4 pontos que o vão ajudar a projetar o seu negócio para lá das paredes do escritório.

 

 

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1.     A importância de um planeamento adequado

Qualquer que seja a estratégia a adotar, é essencial que faça bom planeamento, que estabeleça objetivos e que defina como os vai alcançar.

Se a área digital, nomeadamente o SEO não for a sua área de expertise, pode sempre entregar esta tarefa a uma agência de SEO que o libertará e que está à altura do desafio.

Isto porque trabalhar à luz do SEO não é só colocar umas palavras num texto à toa.

A pesquisa, o conteúdo otimizado, os backlinks e as ferramentas de análise são imprescindíveis quando se trabalha em SEO.

·       Criação da pirâmide SEO

Depois dos objetivos identificados, a melhor forma de os colocar em prática é criar uma pirâmide SEO. Esta imagem é um mapa, em que no topo está o resultado que deseja atingir, e para que isso aconteça tem que ir subindo cada patamar, partindo do primeiro. Em cada patamar, estão os objetivos menores, mas sem os quais não chegará ao topo.

 

2.     A importância das palavras-chave corretas

Para ter um site otimizado em SEO não chega colocar umas quantas palavras que consideramos serem relevantes. Para determinar quais as suas palavras-chave é necessário pesquisar e descobrir o que os seus futuros clientes procuram, e que tipo de palavras ou expressões usam nos motores de busca.

Só desta forma é possível gerar um maior tráfego de visitas, e em simultâneo aparecer nos primeiros resultados quando alguém pesquisar sobre a sua área de negócio.

·       E porque é que se torna ainda mais determinante quando falamos de startups?

Por norma, as startup, no seu início de carreira têm pouca visibilidade, o que se pode traduzir numa maior dificuldade na divulgação de produtos e serviços, e consequentemente numa baixa receita de vendas.

Existem várias plataformas nas quais é possível saber quais as palavras-chave, através da pesquisa de tópicos relacionados com o seu negócio ou com o conteúdo que quer divulgar no artigo em questão.

 

3.     A importância da criação de conteúdo

Já desenhou a pirâmide de SEO. Também já pesquisou as palavras-chave. Chegou o momento de criar o conteúdo.

Para esta tarefa, não chega saber escrever umas coisinhas ou até ter jeito com as palavras. Para que o conteúdo chegue ao público-alvo e exerça a influência desejada, existem vários fatores a ter em consideração.

·       Conheça e entenda o seu público-alvo

Que tipo de consumidor quer alcançar? O que é que este procura nos motores de busca?

·       Crie conteúdo útil

Tudo o que escrever tem que ir ao encontro da necessidade de quem pesquisa, deve acrescentar valor.

·       Defina qual o veículo de conteúdo

Segundo o que descobriu sobre o seu público-alvo, o que faz mais sentido? Blog ou página de produto? Vídeos?

·       Decida qual a abordagem do conteúdo

Artigos em notícias, guias, listas, crónicas de opinião. Estas são algumas das formas nas quais o seu conteúdo pode ser apresentado.

·       Calendarize, publique e reaproveite

Uma vez tendo os conteúdos definidos e criados, crie um calendário de publicações, uma periocidade definida. Desta forma evita que saiam 4 artigos em 2 semanas e depois se instale o silêncio completo durante 3 meses.

Por vezes, um tema que já publicou volta a estar na ribalta e faz todo o sentido voltar a falar sobre ele. Neste caso, não se limite a publicar o artigo antigo. Aproveite a informação e dê-lhe uma nova abordagem. Apresente o tema como se de novo se tratasse.

A agência de SEO pode trabalhar e criar o conteúdo novo, tal como dar a tal abordagem nova ao artigo. É importante delegar essa tarefa a quem saiba bem o que está a fazer. São os seus objetivos que estão em causa, não se esqueça.

 

4.     A importância de avaliar e medir o resultado final

Nesta fase, todos os passos foram cumpridos e chegou ao topo da pirâmide. É tempo de avaliar o resultado final e de validar se os objetivos foram atingidos.

Através de algumas plataformas online, as métricas de SEO permitem que saiba e rastreie:

  • O número de visitas resultantes das palavras-chave.
  • Quais a palavras-chaves orgânicas que se encaixam no seu site.
  • Qual o posicionamento das palavras-chave que já utiliza.
  • Quais os links, que estando presentes em textos de outros sites, levam o utilizador até ao seu site. São os chamados backlinks.
Isuvol
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