Sessão de esclarecimento em Pontével muito participada

Depois de uma primeira sessão de esclarecimento, bastante participada, sobre a recolha de lixos, entre outros assuntos, como o tráfego de pesados, em Pontével, haverá nova sessão esta quinta-feira, 17 de outubro, nos Casais da Amendoeira.

Na passada terça-feira, 15 de outubro, o salão de exposições da Junta de Freguesia de Pontével recebeu a primeira sessão de esclarecimento sobre as regras de recolha e tratamento do lixo doméstico, sobrantes e monos, promovida pela Junta de Freguesia e que ali levou algumas dezenas de pessoas que, para além de ouvirem os vários intervenientes nesta ação de esclarecimento – a vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo, Elvira Tristão, o comandante da GNR Cartaxo, Paulo Belchior, o sargento Duarte, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), e o presidente da Junta de Freguesia de Pontével, Jorge Pisca – tiveram oportunidade de colocar as suas questões, reclamar e de apresentar ideias e soluções para os frequentes problemas de lixo nesta freguesia.

Paulo Belchior, comandante da GNR Cartaxo, Elvira Tristão, vereadora
da Câmara Municipal do Cartaxo e sargento Duarte, do SEPNA

Jorge Pisca, que já vem denunciando, há mais de um ano, situações de despejos ilegais de lixos na via pública às autoridades competentes, tenta por esta via de esclarecimentos à população sobre a recolha e o tratamento dos lixos domésticos resolver este problema na sua freguesia. São, ao todo, quatro sessões de esclarecimento que a Junta de Freguesia promove, no sentido de ir ao encontro da maior parte da população da freguesia, para falar não do lixo, mas também do saneamento básico, do tráfego de pesados, entre outros assuntos de interesse da freguesia.

Nesta primeira sessão, na vila de Pontével, não se fizeram representar duas entidades também convidadas a estar presentes para melhor esclarecer as pessoas, como a delegação de saúde da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, cuja representante adoeceu, e a Ecolezíria. Contudo, Jorge Pisca conta com a participação das mesmas nas próximas sessões.

Mais artigos
1 De 53

Mas a população respondeu à chamada e esteve presente, ocupando praticamente todos os lugares sentados e participando no debate. Houve reclamações, denúncias de situações irregulares, manifestações de indignação, mas também foram colocadas questões e até apresentadas algumas sugestões, no sentido de melhorar a gestão dos lixos. Da parte das autoridades presentes houve respostas, algumas das quais pouco ou nada satisfatórias para alguns dos presentes.

Este é um assunto que o Jornal de Cá está a acompanhar e que, na próxima edição, lhe dará a conhecer mais detalhadamente.

Voltamos a lembrar que, hoje, dia 17, pelas 21h, será o Centro Cultural e Recreativo Amendoeirense a acolher mais uma sessão de esclarecimentos, esperando-se casa cheia.

Para além destas, haverá ainda mais duas sessões: na próxima terça-feira, 22 de outubro, na Associação Cultural e Recreativa dos Casais Lagartos e, dia 24 de outubro, os Casais Penedos recebem a última sessão na União Penedense.

Pode gostar também
Comentários
Loading...