No outro dia perguntaram-me: como é que podemos dar 100% de nós mesmos? Seja na nossa carreira, relações, projetos ou nas coisas mais pequenas do dia a dia. Como sabemos que estamos a dar tudo aquilo que há em nós, com vista a desenvolvermo-nos e a concretizarmos o que ambicionamos?
A resposta que dei foi: quando penso que já não consigo mais, dou só mais um bocadinho. Há quem diga que nos momentos em que pensamos que demos tudo, temos ainda mais 30% para dar. (O que é bastante ainda!) No entanto, exige um foco e superação brutais dar tudo aquilo que nos sobra, sejam esses 30% ou menos. Para muita gente, esse foco e superação são tão gigantes que se revelam intransponíveis.
Quando respondi, quis pegar em algo mais concretizável. Algo em que qualquer pessoa pudesse pegar, aplicá-lo à sua vida e ainda assim sentir os resultados. Por isso, aquilo que sugiro é que não precisamos de ir tão longe. Não consegues ir resgatar esses 30% que ainda aí sobram dentro de ti? Ok. Então dá só mais um bocadinho. Seja 1% ou seja menos. Mas dá mais um bocadinho.
Dá mais um bocadinho de ti quando estás prestes a atingir aquela promoção que tanto ambicionaste e sentes que não vais conseguir entregar a tempo este último projeto. Dá mais um bocadinho de ti quando a tua cara metade precisa daquele apoio num momento difícil e sentes que tu também não estás bem. Dá mais um bocadinho de ti quando estás no ginásio e sentes que não consegues fazer mais 1 abdominal ou flexão. Dá mais um bocadinho de ti quando tens algo para dizer e sentes que não tens coragem de levantar a mão e falar em público. Dá mais um bocadinho de ti quando queres dar um abraço e não te sentes à vontade para o pedir. Dá mais um bocadinho de ti quando estás farto de conflitos e sentes que pedir desculpa é demasiado difícil.
Todos os dias, quando pensas que não consegues mais, dá mais um bocadinho! E torna-te maior, mais completo! Alarga a tua zona de conforto e sê feliz!