SPV dá dicas para um verão mais amigo do ambiente
Todos nós precisamos de umas férias, mas há hábitos essenciais que nem na altura de descansar devem ser descurados, como por exemplo, a reciclagem
O Verão está aí e com ele o calor, as férias, a praia e o merecido descanso. A Sociedade Ponto Verde apresenta algumas sugestões para tornar esta época mais amiga do ambiente.
Dê descanso a tudo, menos à reciclagem
Todos nós precisamos de umas férias, mas há hábitos essenciais que nem na altura de descansar devem ser descurados, como por exemplo, a reciclagem. Seja qual for o plano – um piquenique, uma ida à praia ou um passeio no campo – leve consigo um saco para os papéis, um para o plástico, metal e pacotes de sumo e, se for caso disso, ainda outro para o vidro. Assim, na hora de colocar no ecoponto, o lixo já está separado e não tem de se preocupar em selecioná-lo.
Se for de férias para fora da sua cidade, com certeza haverá um ecoponto próximo – o sistema Ponto Verde abrange 100% do território nacional, com mais de 43 mil ecopontos em todo o país. Basta ter consigo um destino para cada tipo de resíduo e verá que a tarefa é simples e o ambiente agradece.
Os protetores solares podem ser colocados no ecoponto amarelo
Proteger a pele no Verão é essencial e deve usar-se e abusar-se dos protetores solares. Se a sua embalagem de protetor solar for de plástico ou de metal, quando chegada ao final, o seu destino deve ser o ecoponto amarelo. Se esta vier dentro de uma caixa de cartão, não se esqueça que também ela deve ir para o ecoponto azul.
Dê férias à sua cozinha – mas separe as embalagens de metal O aço e o alumínio são materiais que ainda suscitam algumas dúvidas na hora de reciclar. Podem estar presentes nas embalagens de pronto a comer e congelados, nas latas de conservas e de bebidas, e até no papel de alumínio, entre outras. Depois de saborear a sua refeição, não se esqueça de colocar essa embalagem no ecoponto amarelo.
Proteja a praia e não deixe lixo na areia ou no mar
Nas idas à praia no Verão, lembre-se que este é um espaço público e natural e que a reciclagem deve ser recordada. Leve sacos pequenos para separar o lixo e, à saída da praia, coloque-os nos respetivos ecopontos. As beatas também não devem ficar na areia – estas não são biodegradáveis e em muitas praias já há disponíveis cinzeiros portáteis, que pode levar consigo para as colocar e depois devolver à saída da praia, sem impacto ambiental.
Tempo para comer um cachorro-quente
Acabou de fazer aqueles deliciosos cachorros-quentes de que todos gostam lá em casa? Só mais um pormenor: bisnagas vazias de mostarda devem ir para o ecoponto amarelo.
Vidro é sinónimo de frescura
As embalagens de vidro que já não queremos podem ganhar uma nova vida com a reciclagem. Na realidade, o vidro pode ser reciclado eternamente, com 100% de aproveitamento. Transformar começa por reciclar.
Lanchinho de fim de tarde
Depois do lanchinho de fim de tarde em que um néctar fresquinho não pode faltar, não se esqueça de colocar o frasco de vidro no ecoponto verde. Bom apetite e obrigado!
Refrescar reciclando
As latas de refrigerantes devem ser separadas e colocadas para reciclar. A todo o gás e sempre no ecoponto amarelo.
Moscas, melgas e mosquitos
Nem tudo é fácil no verão e as moscas, melgas e mosquitos são uma constante. As latas metálicas vazias de aerossóis devem ir para o ecoponto amarelo. Depois de reciclado, o metal que as compõe irá ganhar uma nova vida.
O seu perfume de Verão
Está a ver o seu perfume favorito para o verão? Pois, qualquer que ele seja e qualquer que seja o frasco de vidro que o acompanha, este pode e deve ser colocado no ecoponto verde. Basta estar vazio!
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde”. Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objetivos da Sociedade Ponto Verde.