Termómetro de Esquerda #17

O termómetro de esquerda é um espaço de opinião de Vasco Miguel Casimiro. Um espaço que será local, regional, por vezes nacional e até internacional. Um espaço de reflexão, de partilha, que não pretende ser imparcial nem unânime.

↑ Miguel Fialho na volta ao mundo de Fernão de Magalhães
Miguel Fialho, jovem cartaxeiro com 23 anos, é um dos cerca de 140 elementos da Marinha Portuguesa que embarcou recentemente no navio-escola Sagres (NRP Sagres), numa viagem de circum-navegação ao longo de 371 dias, regressando a Lisboa a 10 de janeiro de 2021. A missão está enquadrada no programa das comemorações dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães e irá passar por 22 portos de 19 países diferentes.

Numa autêntica volta ao mundo, o navio passará por Espanha, Cabo Verde, Brasil, Uruguai, Argentina, África do Sul, Moçambique, Maurícia, Singapura, Indonésia, Timor-Leste, Filipinas, China, Japão, Estados Unidos da América, Polinésia Francesa, Chile, Peru e Colômbia. Cumprirá cerca de 6782 horas de navegação, num percurso com perto de 41.258 milhas náuticas (equivalente a 76.410 quilómetros), com seis passagens pela linha do Equador e cruzando os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Alguns dos marcos mais relevantes desta jornada mundial serão a presença em Tóquio, como “Casa de Portugal” durante o período inicial dos Jogos Olímpicos, a participação nas Comemorações dos 500 anos da Descoberta do Estreito de Magalhães no Chile, a presença em doze cidades da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas e a presença em cidades da Diáspora Portuguesa.

A par da aprendizagem e formação dos cadetes da Escola Naval, o navio-escola Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens. Além dos milhares de visitantes que recebe a bordo, nos portos de escala, cumpre também um vasto programa de divulgação e de representação, albergando igualmente diversos eventos promovidos pelos parceiros da Marinha Portuguesa que se associam às viagens deste símbolo de Portugal.

Que seja uma missão de sucesso para o cartaxeiro Miguel Fialho e para todos os que embarcaram nesta grande viagem, em nome de Portugal.

Mais artigos
1 De 266

Força, Miguel!

↑ Centenário da Sociedade Filarmónica Ereirense
A Sociedade Filarmónica Ereirense assinalou o seu centenário, no passado dia 5 de janeiro, cumprindo um mês recheado de atividade musical. Num tempo em que as associações vão passando por muitas dificuldades, é sempre importante assinalar estas datas simbólicas, aproveitando para felicitar todos os que fizeram e continuam a fazer a história desta coletividade, entre músicos, membros dos órgãos sociais, população sempre disponível para ajudar, sem esquecer o trabalho do incansável maestro Luís Correia, uma das peças fundamentais da organização. Muitos parabéns a todos os envolvidos na vida da associação.

↓ Brexit done
É a primeira vez, em mais de 60 anos de existência, que o projeto europeu perde um estado membro. A saída do Reino Unido, um momento de celebração para alguns, mas, certamente, um momento de muita tristeza para todos os que acreditam no projeto europeu, um projeto de paz e prosperidade, será muito prejudicial para os seus cidadãos e para os cidadãos dos restantes estados membros da União Europeia. No entanto, é fundamental que Portugal estabeleça laços bilaterais com o Reino Unido, para que os muitos emigrantes portugueses não sejam afetados nos seus direitos pelo Brexit.

*Artigo publicado na edição de fevereiro do Jornal de Cá.

Pode gostar também
Comentários
Loading...