Termómetro de Esquerda # 6

O termómetro de esquerda é um espaço de opinião de Vasco Miguel Casimiro. Um espaço que será local, regional, por vezes nacional e até internacional. Um espaço de reflexão, de partilha, que não pretende ser imparcial nem unânime.

↑ Um bom contributo para a “Capital do Vinho”
Nas últimas semanas, em Pontével e Vila Chã de Ourique, foram dados bons contributos para o projeto “Cartaxo – Capital do Vinho”, através de duas iniciativas de associações locais. Em Pontével, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo reativou o PontélVinho, que contou com um roteiro por adegas dos vários lugares da freguesia, acompanhado por fado e por folclore, onde não faltou o caraterístico fandango. Em Vila Chã de Ourique, a Associação Musical da freguesia organizou mais uma edição do Rally das Adegas, com uma visita matinal à coudelaria Luís Bastos e à sociedade agrícola Casal do Conde, seguindo-se, pela tarde, um passeio pelas adegas da freguesia, com a companhia de música popular e fado. As duas iniciativas tiveram forte adesão e contaram com provas de vinhos e com degustação de iguarias locais. As minhas felicitações às duas associações por continuarem a engrandecer um relevante património do nosso concelho: o Vinho.

↑ Mais Família
A área de ação social e saúde do município do Cartaxo está a promover uma nova edição do programa de educação parental “Mais Família”. Um programa relevante, distinguido nacionalmente como iniciativa de alto potencial em inovação e empreendedorismo social, que tem o objetivo de ajudar as famílias a melhorar as relações entre pais e filhos. O programa destina-se a pais e familiares de crianças e jovens dos 10 aos 16 anos e tem inscrições abertas até 22 de março. Um programa municipal que é exemplo nacional.

↑ Novo portal de serviços públicos: o ePortugal
O Governo lançou recentemente um novo portal de serviços públicos, disponível em https://eportugal.gov.pt/

O novo portal centraliza acesso a serviços da administração pública e a informações para cidadãos e empresas. São mais de 1300 serviços para as empresas e 1200 serviços para os cidadãos. Com uma presença digital forte, o Governo pretende que os portugueses aumentem o uso online dos serviços públicos, agilizando e facilitando a sua consulta. Visite o ePortugal, o portal onde estamos todos.

↓ Venezuela
A crise humanitária na Venezuela agrava-se a cada dia que passa. Num país onde vivem mais de 300 mil portugueses e/ou lusodescendentes, as condições de sobrevivência pioram de forma drástica. Num país que detém uma das maiores reservas de petróleo do mundo, existem milhões de pessoas que só conseguem fazer uma refeição diária, existe escassez de medicação e comprar um quilo de carne não está ao alcance de qualquer um. Perante um regime ditatorial e criminoso não pode haver contemplações. A esperança existe para que a democracia possa renascer naquele país.

Ler

A falácia

Diego

1 De 309

*Artigo publicado na edição de março do Jornal de Cá.

Pode gostar também