O termómetro de esquerda é um espaço de opinião de Vasco Miguel Casimiro. Um espaço que será local, regional, por vezes nacional e até internacional. Um espaço de reflexão, de partilha, que não pretende ser imparcial nem unânime.
↑ Agroglobal 2018
A 6.ª edição da Agroglobal, realizada em plena lezíria ribatejana, no Mouchão do Esfola Vacas, perto de Porto de Muge, na freguesia de Valada, veio confirmar, se dúvidas ainda existissem, que temos o mundo da agricultura a acontecer na nossa terra, de dois em dois anos.
Tendo o seu início em 2009, esta feira agrícola, de caráter essencialmente profissional, tem vindo a registar uma evolução notável, com relevante impacto internacional, atingindo em 2018 a marca de 390 expositores, 19 culturas agrícolas instaladas, mais de 120 máquinas em trabalho real, debates sobre o futuro da agricultura e a apresentação de novas tendências no setor, em cerca de 200 hectares de terrenos estatais, junto ao rio Tejo.
Um evento que traz mais de 50 mil pessoas, em 3 dias, ao concelho do Cartaxo – o dobro da população do nosso concelho -, só pode representar uma grande oportunidade para “semear negócio” – o mote da organização -, e que algumas empresas do concelho já encaram seriamente.
A organização liderada por Joaquim Pedro Torres (Valinveste), com um orçamento que ultrapassa meio milhão de euros, alcançou o objetivo de realizar “uma Agroglobal maior que nunca”, num concelho que precisa de eventos desta qualidade para se afirmar na região e no país.
↑ Filipe Carvalho
Quando um cartaxeiro alcança um feito que é merecedor de felicitação por parte da Presidência da República Portuguesa, o concelho do Cartaxo enche-se de orgulho. Filipe Carvalho, de 37 anos, acaba de se sagrar como o primeiro português a vencer um Emmy prime-time, enquanto “motion designer” da equipa que criou o genérico da série “Counterpart“, do canal Starz, tendo recebido o prémio em Los Angeles, na 70.ª edição dos Emmy Awards.
↑ Joana Azenheira
Joana Azenheira, de Pontével e representante do concelho do Cartaxo, foi eleita a nova Rainha das Vindimas de Portugal, entre candidatas de todo o país, numa noite emocionante em Alenquer, sob a organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Desde 2012, após a vitória nacional de Catarina Ribeiro, de Vila Chã de Ourique, que este título escapava ao nosso concelho. A grande claque do concelho, que viajou até Alenquer para dar apoio, testemunhou uma noite brilhante pela nossa conterrânea. Desde o desfile em traje regional, passando pela prova em roupa casual com uma excelente apresentação do nosso concelho, e culminando com um desfile de gala, em que Joana usou um vestido branco de enorme elegância – numa criação de Sandra Anastácio, que comemorou recentemente 30 anos de dedicação à arte da modelagem e confecção -, concretizou-se uma noite de sonho para a nossa terra.
↓ Politização da escolha da PGR
A escolha da próxima procuradora-geral da República (PGR) foi politizada pela direita portuguesa, sob a forma de limitar a decisão à recondução de Joana Marques Vidal (JMV) – a “nova” justiceira da direita, que “assistiu” no seu mandato ao arquivamento e/ou paralisação de processos como as suspeitas de corrupção na compra pelo Estado de dois submarinos, a Tecnoforma e o BPN, o caso dos milhões de euros do BES desviados para offshores, não esquecendo a quebra constante do segredo de justiça. Se JMV deixa a PGR com uma imagem de que ninguém está livre de investigação do poder judicial – com o passar do tempo veremos se assim foi -, também faz Passos Coelho e Cavaco Silva perderem a noção de sentido de Estado ao virem criticar, sem decoro, os seus sucessores pela escolha da nova PGR e pela não recondução de JMV, com Rui Rio a assistir “cheiinho de medo” na sua poltrona.
- Texto publicado na edição impressa do Jornal de Cá de outubro