Truques para ajudar a conciliar o sono

Vários estudos mostram que a diminuição da temperatura corporal ajuda a adormecer

É daquelas pessoas que rebola incessantemente na cama, os lençóis enrolados nas pernas fazem-lhe confusão e dá murros à almofada porque não consegue adormecer, apesar de já se ter deitado há três (longuíssimas) horas? Não desespere. Existem alguns truques que o podem ajudar a conciliar o sono.

Pausa de 60 minutos

Se a sua vida é muito agitada, andando constantemente a correr (levar os miúdos à escola, ir ao pão, à lavandaria, trabalhar, sair para almoçar, voltar ao trabalho, ir buscar as crianças à escola, ir às compras, fazer o jantar e dar banho aos miúdos, ajudar nos TPC’s, arrumar a cozinha, passar a ferro, preparar os lanches para o outro dia… que canseira!), fique a saber que é difícil ‘apagar’ rapidamente. Por isso, segundo os especialistas, deverá dar à sua mente e ao seu corpo uma pausa diária de 60 minutos antes de adormecer. É uma espécie de ‘happy hour’.

Banho quente

Tome um duche bem quente antes de se deitar. Vários estudos mostram que a diminuição da temperatura corporal ajuda a adormecer, uma vez que os batimentos cardíacos, a digestão e o metabolismo abrandam. A temperatura do seu corpo vai baixar rapidamente depois de sair da banheira e depois é só colocar a cabeça na almofada.

Use meias

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Mais uma vez, segundo os especialistas, é mais fácil adormecer se mantiver o equilíbrio no que diz respeito à temperatura corporal – o centro mais fresco e as extremidades mais quentes. Um estudo citado pelo Huffington Post mostra que usar meias ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que irá ajudar a corrente sanguínea a ter uma maior fluidez, fazendo com que o corpo atinja o tal equilíbrio.

Respiração

Concentre-se na respiração, em vez de andar às voltas na cama. Ou seja, mantenha-se na mesma posição e respire como deve ser: Inspire pelo nariz, deixe o ar nos pulmões durante três ou quatro segundos e expire lentamente.

Saia da cama

Se usa a cama para tudo – ler, comer, ver televisão, chorar, etc – deixe de o fazer. O objectivo é que o seu cérebro associe a cama apenas ao sono.

Não vá para a cama sem ter realmente sono

Esqueça a ideia de ir para a cama às 20h, a não ser que tenha mesmo sono, ou é meio caminho para o desastre.

Se não tiver realmente sono, o seu corpo não vai repousar. Os especialistas defendem que oito horas de sono acabam por ser mais eficientes que nove ou dez horas na cama.

Esconda o relógio

Não esteja sempre a olhar para o despertador. Quando está constantemente a ver as horas, está a colocar pressão sobre si e a criar um ambiente de maior stresse.

Se precisa realmente do despertador para acordar a horas, coloque-o debaixo da cama ou numa gaveta, para não se sentir tentado a espreitá-lo a cada cinco minutos.

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