Uma maçã por dia dá uma vida sadia

Já diz o ditado que uma maçã por dia dá uma vida sadia. A maçã é dos frutos mais saudáveis e recomendados por especialistas na área da saúde e dos mais disponíveis ao longo de, praticamente, todo o ano.

Vários estudos científicos mostram que frutos como a maçã poderão ajudar a evitar várias doenças, como o cancro e a diabetes, por exemplo. Maçã é sinónimo de saúde: rica em fibras, tem poucas calorias, pouco sal e muitos nutrientes como vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio, magnésio e enxofre. Sendo uma excelente fonte de pectina, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a reduzir o colesterol e a combater a prisão de ventre, podendo ainda ajudar no controlo da diabetes. Por outro lado, os flavonoides (antioxidantes que se encontram naturalmente nas maçãs em quantidades importantes) são bons protetores do organismo, protegendo-o de doenças oncológicas e do envelhecimento.

Muito rica em fibras é ótima para regular o trânsito intestinal, mais ainda quando comida com casca, depois de bem lavada. Uma só peça dá a sensação de saciedade, atrasando o apetite durante algum tempo. Fácil de transportar para qualquer lado, é imprescindível levar uma ou duas peças para um intervalo a meio da manha ou da tarde de trabalho. E é sempre uma opção prática para o lanche das crianças.

As maçãs devem ser ingeridas inteiras e não trituradas, pois ao serem transformadas em sumo perdem-se nutrientes como as fibras, assim como algumas vitaminas oxidam em contacto com a luz.

Ao comprar, devem-se escolher as maçãs que apresentem a casca limpa e firme, sem defeitos ou alterações importantes e com aroma agradável e característico. Em casa devem ser conservadas à temperatura ambiente, num local fresco.

E vale sempre a pena lembrar que para beneficiar dos atributos da maçã, assim como de outras frutas e vegetais, esta deve fazer parte de uma alimentação saudável e ser integrada num estilo de vida saudável, pois, por si só, não faz milagres.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.