Vila Chã de Ourique homenageia combatente da I Guerra com novo topónimo

Vila Chã de Ourique está em festa este fim de semana, celebrando mais um aniversário da Batalha de Ourique e também os 90 anos do seu monumento comemorativo. No âmbito das celebrações será homenageado António Rodrigues Maximino, combatente da primeira Guerra Mundial, no domingo, 24 de julho.

A vila passa a contar, a partir de então, com um novo topónimo, a Rua António Rodrigues Maximino, em homenagem ao “bravo” combatente natural natural da freguesia do Casal do Ouro, atualmente designada por Vila Chã de Ourique.

António Rodrigues Maximino, 2º Cabo do Corpo de Artilharia Pesada do 1º Batalhão e 1ª Companhia, embarcou em Lisboa para Flandres (França) a 21 de agosto de 1917, sendo repatriado a 17 de agosto de 1918.

A 28 de março de 1918 foi promovido a 1º Sargento por distinção e recebeu um louvor justificado da seguinte forma no seu boletim individual: “(…) de serviço na madrugada de 21 de marçode 1918 como Chefe de Obus, na secção adstrita à 99ª Bateria Inglesa, quando foi bombardeada com numerosas granadas de gases asfixiantes e sendo ferido o Comandante da secção, reuniu, assumiu o comando da secção, abriu fogo com dois obuses sob a acção dos gases, revelando assim possuir apreciáveis qualidades de coragem, energia e decisão apesar de seu pouco tempo de posto”.

António Rodrigues Maximino foi condecorado em 31 de maio de 1918 com a Cruz de Guerra de 2ª Classe, agraciado com a Military Medal pelo rei Jorge V de Inglaterra, pelos atos notáveis realizados junto das forças inglesas. Recebeu ainda a Medalha Militar de Comportamento Exemplar e a Medalha da Vitória.

Pode gostar também