Depois da tragédia ocorrida em Borba, com o desabamento de uma estrada, os eleitos na Assembleia de Freguesia de Vila Chã de Ourique manifestaram a sua preocupação quanto à segurança nas imediações da zona onde existe o ‘buraco’ que resultou do início da construção do hotel vínico do empreendimento de Vale d’Algares.
Os eleitos fizeram chegar as suas preocupações à Câmara Municipal, que decidiu promover uma vistoria ao espaço, a segunda, já que a Câmara Municipal tinha promovido uma visita ao espaço em março de 2016.
No local, estiveram representantes da administração de insolvência e da leiloeira que tem a seu cargo a venda do empreendimento, a Proteção Civil Municipal, Bombeiros Municipais do Cartaxo, um arquiteto e um engenheiro da DOM (Divisão de Obras Municipais), que integram a Comissão de Vistorias da Câmara Municipal do Cartaxo, e eleitos na Junta e na Assembleia de Freguesia.
Recorde-se que este era um empreendimento que, além do hotel vínico, compreendia as adegas anexas e a Quinta de Vale d’Algares que, para além das vinhas, dispunha de picadeiro, prevendo-se, ainda, a construção de um pavilhão multiusos.
A falência da empresa proprietária, a Quatro Âncoras, levou ao abandono total do empreendimento. Assim, no local destinado ao hotel acabou por ficar o ‘buraco’, que vem preocupando eleitos e população.
Resta, agora, aguardar pelos relatórios das entidades competentes que estiveram no local, a atestar, ou não, da segurança do mesmo.